Afogameto

760 palavras 4 páginas
ETESC
Rio de Janeiro, 19 de setembro de 2009
Professor : Octávio Firmino da Siveira
Disciplina: Saúde do Trabalhador

AFOGAMENTO

Definição:

Afogamento é a asfixia gerada por aspiração de líquido de qualquer natureza que venha a inundar o aparelho respiratório. Haverá suspensão da troca ideal de oxigênio e gás carbônico pelo organismo.

Causas

Afogamento Primário: é o tipo mais comum não apresentando em seu mecanismo nenhum fator incidental ou patológico que possa ter desencadeado o acidente.
Afogamento Secundário: é a denominação utilizada para o afogamento causado por patologia ou incidente associado que o precipita. Ocorre em 13% dos casos de afogamento, como exemplo; uso de drogas (36,2%), quase sempre por álcool, crise convulsiva (18,1), traumas (16,3), doenças cardiopulmonares ( 14,1%), mergulho livre ou autônomo (3,7%), e outros (homicídios, suicídios, lipotimias, cãibras, hidrocussão (16,6%). O uso de álcool é considerado como o fator mais importante na causa de afogamento secundário.

Sinais e Sintomas

Em um quadro geral pode haver hipotermia (baixa temperatura corporal), náuseas, vômitos, distensão abdominal, tremores, cefaléia (dor de cabeça), mal estar, cansaço, dores musculares. Em casos especiais pode haver apnéia (perda respiratória), ou ainda uma perda cárdio-respiratória.
Primeiros Socorros

O que fazer: deve-se socorrer a vítima jogando material cuja função seja boiar para que o afogado possa se apoiar como um pedaço de madeira ou uma bóia; ou nadar em direção ao afogado somente se for bom nadador. Traze-lo para terra firme, mas tomando os seguintes cuidados:
• Se estiver se debatendo e em pânico ficar atrás da vítima e abraçá-la pelo peito.
• Em caso do afogado estender o braço pegar pelo lado externo do pulso, nunca deixando que o afogado se agarre ao braço do socorrista pois ele poderá afunda-lo;
• Se a vítima estiver inconsciente ou boiando: puxa-la pelos cabelos ou pelo

Relacionados

  • Caso clínico de quase afogamento em criança de quatro anos de idade
    1793 palavras | 8 páginas
  • salvamento áquatico
    4897 palavras | 20 páginas