AFINAL SALÁRIO É FACTOR MOTIVADOR -TRABALHO SOBRE UNIDADE TREMATICA 1 GRB

903 palavras 4 páginas
TRABALHO SOBRE A PRIMEIRA PERGUNTA DE INTERACÇÃO DA CADEIRA DE ‘’GESTÃO DE RECOMPENSAS E BENEFICIOS’’

“SALÁRIO É FACTOR MOTIVADOR”.

INTRODUÇÃO
Os tempos mudaram e as organizações já não podem gerenciar as recompensas dos trabalhadores de forma isolada, sem integrá-las e alinhá-las completamente ao negócio ou a estratégia da empresa.
O sistema de remuneração estratégica é hoje um dos maiores desafios da organização, já que as empresas desejam em seus quadros pessoas que actuem como donas do negócio e não aquelas que troquem horas de trabalho por salário.
Essa mudança exige novos trabalhadores, mas exige também novas estruturas de trabalho, de gestão e de recompensas para o trabalho desses novos sócios do negócio.
O desafio para o futuro é o desenvolvimento de práticas inovadoras e criativas que estejam ligadas aos interesses da empresa ou organização e preocupem-se em atender a diversidade das necessidades individuais dos trabalhadores, incluindo o reconhecimento de sua contribuição.
Quando as pessoas ingressam em uma determinada Organização, criam uma série de expectativas quanto aos retornos pretendidos pelo trabalho que irão executar ou desenvolver. Colocando-se numa posição de dedicação, esperam receber em troca determinados reconhecimentos, materiais e sociais, e estarão tanto mais engajadas à cultura organizacional, quanto maior o grau de reprocidade percebido.
Embora as recompensas representem custos para a Organização também trazem grandes vantagens, uma vez que, é através da política de retribuição que a empresa ou Organização estimula seus colaboradores a continuarem a trazer contribuições para o seu próprio crescimento.
Não existe nada mais polémico do que discutir sobre salário, principalmente a respeito do aspecto motivação. Muitos defendem, utilizando a heirarquia de necessidades de Maslow, que é um factor motivador e atende as necessidades mais básicas da hierarquia. Outros, utilizam a teoria dos factores de Herzberg, e acreditam

Relacionados