Afeto e educação: relação indissociavel

Páginas: 52 (12769 palavras) Publicado: 26 de outubro de 2011
CENTRO ECUMÊNICO DE ESTUDOS RELIGIOSOS E SUPERIORES DO ESTADO DO MARANHÃO – CEERSEMA

AFETO E EDUCAÇÃO RELAÇÃO INDISSÓCIAVEL: A VISÃO DOS EDUCADORES DE OLHO D’ÁGUA DAS CUNHÃS-MA

OLHO D’ÁGUA DAS CUNHÃS - MA
2010

ANTONIA GECI DA SILVA CARVALHO

AFETO E EDUCAÇÃO RELAÇÃO INDISSÓCIAVEL: A VISÃO DOS EDUCADORES DE OLHO D’ÁGUA DAS CUNHÃS-MA
Monografiaapresentada ao Centro Ecumênico de Estudos Religiosos e Superiores do Estado do Maranhão - CEERSEMA como requisito final para conclusão do curso de Pedagogia. Orientada pela professora Maria Helena.

OLHO D’ÁGUA DAS CUNHÃS - MA
2010

À minha primeira educadora, que foi e ainda é minha mãe amada, pois sem ela eu não teria chegado onde estou.Ao meu professor querido de todas as horas, que nunca me deixou guiar por caminhos tortuosos, fazendo de suas palavras verdadeiras lições de vida. À você meu pai com todo carinho e amor que sinto por você.

Ao meu esposo Antonio que sempre se esforçou ao máximo para cuidar da casa e de nossos filhos quando eu estava ausente e por ser uma pessoa quetransborda afeto.

Aos meus filhos: Aline, Antonio Filho, Felipe e Gisele, por compreenderem a subtração do meu afeto nos momentos em que eu estava ausente ou atarefada com as obrigações universitárias.

A todos aqueles que de alguma forma tentam manter relações afetivas saudáveis, não deixando morrer esse sentimento tãomaravilhoso que acima de tudo deve imperar em nossas vidas, principalmente na família e na educação.

AGRADECIMENTOS

A Deus pelas bênçãos recebidas garantindo assim com que eu seguisse neste caminho superando todas as dificuldades, e principalmente pela minha vida.

A minha orientadora, Maria Helena, pelas contribuições, críticas construtivas e compreensão recebida nosmomentos difíceis na elaboração desta pesquisa.

A todo corpo docente do CEERSEMA, por contribuírem para o meu desenvolvimento intelectual e humano, pois além das cadeiras pedagógicas, existem vários corações de professores e outros funcionários cheios de afeto, ingrediente especial na construção do conhecimento.

Aos meus amigos e companheiros de curso pelos momentos de partilha eajuda nos trabalhos, e pelos laços afetivos construídos em todo este tempo.

A todas as pessoas voluntárias que me ajudaram a fundamentar está pesquisa, pelo respeito e acolhimento recebido. E a todos que de forma indireta contribuíram para que eu cumprisse mais uma etapa de minha vida.

O afeto e a inteligência curam as feridas da alma,reescrevem as páginas fechadas do inconsciente. Cativem seus filhos pela sua inteligência e afetividade, não pela sua autoridade, dinheiro ou poder.
(Augusto Cury, 2007)

RESUMO

A educação é compreendida em duas fases distintas: a informal recebida no leito familiar e a sistematizada oferecida pela escola. Sendo assim distintas nos seus métodos de educar einseparáveis nos seus objetivos. Estas duas formas de educação devem manter uma estreita e recíproca relação de troca de conhecimentos onde uma seja o apoio da outra, pois ambas são responsáveis pelo desenvolvimento integral de cada ser. Objetivada nesse propósito está pesquisa procura enfatizar os deveres que cada uma destas instituições (escola e família) tem a cumprir para a formação positiva dos seusfilhos e alunos respectivamente. Quando se fala em integralidade da educação sobre a pessoa humana é impossível que seja descartado os seus sentimentos, e é esse o foco principal desta pesquisa, abrir uma reflexão sobre a importância que o afeto opera na vida educacional e em todos os relacionamentos humanos, enfatizando a impossibilidade de haver uma educação qualitativa sem que a família e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A relação indissociável entre indivíduo e sociedade
  • Educação e afeto
  • O valor do afeto na relação interpessoal
  • resumo educação: a solução esta no afeto
  • O afeto como fator indispensável na relação escolar
  • O afeto como fator indispensável na relação escolar
  • EDUCAÇÃO
  • “Educação, afeto e reinserção social: educação para ressocialição”

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!