afetividade

Páginas: 3 (654 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
A afetividade

Na literatura encontra-se uma grande divergência quanto á conceituação dos fenômenos afetivos e um uso muito grande na ultilização dos termos de afeto, emoção e sentimento, porém namaioria das vezes o termo emoção encontra-se relacionado no componente biologico e no comportamento humano.
Tem uma apresentação mais ampla, referindo as vivências dos seres humanos e seusrelacionamentos complexos.
Emoções, sentimentos, estados de ânimo, paixão, afeto e estados afetivos são palavras que Engelmann (1978) faz uma profunda revisão terminológica em questão nas variações semânticasao longo do tempo usando diversos idiomas, com isso, esperava conseguir clarear cada termo, pois tinha a intenção de corrigir o caracter vago e a inedequação de uso em muitos casos. Dependedo doautor e idioma, conclui-se que existe uma variação )conceitual muito grande a ser considerado.
Pino vem destacando que tais fenômenos em referência ás experiências subjetivas, portanto:
'' é afetadopelos acontecimentos da vida ou, melhor, pelo sentido que tais acontecimentos têm para ele".
"os femômenos afetivos representam a maneira como os acontecimentos repercutem na natureza sensível do serhumano, produindo nele um elenco de reações matizadas que definem seu modo de ser-no-mundo, atitudes e as reações dos seus semelhantes a seu respeito são, sem sombrs de dúvida, os mais importantes,imprimindo ás relações humanas um tom de qualidade das relações humanas e das experiências que elas evocam (...). São as realações sociais, com efeito, as que marcam a vida humana, conferindo ao conjuntoda realidade que forma seu contexto (coisas,lugares, situações, etc.) um sentido afeito! (idem, 130 -131).
Os fenômenos afeitivos não se tornam independentes da ação do meio sociocultural por seremde natureza subjetiva, pois ela se relaciona com a qualidade das interações entre os sujeitos em experiências vivenciadas.
Desse modo, podemos supor que as tais experiências vão conferir os objetos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • afetividade
  • afetividade
  • Afetividade
  • afetividade
  • Afetividade
  • Afetividade
  • Afetividade
  • Afetividade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!