Afetados e siuação dos abrigos

504 palavras 3 páginas
Nome: Laís Cristina Kickow

Afetados e a situação dos abrigos

O desenvolvimento desordenado das áreas urbanas vem aumentando significativamente o numero de desastres relacionados as chuvas. Esses problemas acabam tendo um grande caráte social, pois além das perdas materiais e humanas, é preciso recolocar os afetados que perderam tudo o que tinham.
Assim, é preciso que ocorra um programa de assistência com abrigos temporários que proporcionem além de acomodação assistência psicológica.
De acordo com o Programada s Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), cerca de 75 % da população já viveu ou vive em zonas que já foram atingidas por desastres, como terremotos, tornados e enchentes. Somente com enchentes 106 milhões de pessoas são afetadas em todas as partes do mundo.
Estudos mostram que grande parte dessa população é de classe média baixa, pois muitos por não ter recursos financeiros se veem obrigados a morar em áreas de risco, mesmo que isso possa lhes causar problemas futuros.
Além da ocupação indevida de áreas de risco, o clima também vem se agravando ao longo dos anos. O crescimento desenfreado da população e a falta de conscientização ambiental vem causando impactos ambientais graves, e mudando o clima da terra, desregulando a cadeia de chuvas, causando secas em alguns lugares e cheias em outras,.
Assim, após o desastre essas famílias que perderam suas casas são intitulados de desabrigados, que são então encaminhados para abrigos temporários oferecidos pelas prefeituras.
Lá, teoricamente, as famílias ecebem atendimento por assistentes sócias, e levam a vida o mais normal possível. Porém, não é sempre assim que acontece.
Por muitas vezes esses abrigos serem improvisados em escolas e ginásios, os espaços são precários. Nãos há assistentes sociais o suficiente e acaba ocorrendo a intervenção do exército, que por não ter o prepáro adequado, acabam não tendo a sensibilidade de entender as necessidades dos desabrigados =, causando revoltas e brigas

Relacionados