AFEGANISTÃO: INVASÕES NORTE AMERICANAS E REFLEXOS NO CENÁRIO INTERNACIONAL CONTEMPORÂNEO

1675 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

AFEGANISTÃO: INVASÕES NORTE AMERICANAS E REFLEXOS NO CENÁRIO INTERNACIONAL CONTEMPORÂNEO

Biara Lamberti Fuchs
23 de Julho de 2013

INTRODUÇÃO
Ao longo deste trabalho será relatado uma curta explicação da história do Afeganistão, desde as primeiras invasões, o período referente à Guerra Fria até os dias atuais, servindo de embasamento para a compreensão dos motivos aos quais levaram à guerra a às invasões no território. São explanados também, os tipos de relações estabelecidas entre Estados Unidos e Afeganistão, de acordo com as suas épocas históricas e mudanças políticas no cenário internacional. Além disso, é feito uma breve análise das consequências sociais tanto para a população norte americana quanto para a população afegã.

UM BREVE REGRESSO À HISTÓRIA DO AFEGANISTÃO
O território hoje conhecido como Afeganistão, ou República islâmica do Afeganistão, foi palco de diversas disputas de território devido a sua posição geográfica favorável desde a pré-história. Foi principalmente dominado pelo povo persa até ser tomado pelo império árabe. A partir do ano 651 é iniciada a aplicação de ensinamentos islâmicos à população e uma longa permanência do povo árabe naquela região.
A partir do séc. XIX, a coroa britânica manteve constantes preocupações com o avanço do czarismo e da influência russa sobre os povos africanos e asiáticos. Rússia e Inglaterra disputaram a influência sobre o Afeganistão, armando facções rivais em luta pelo poder. Em 1907 a Inglaterra tornou o território afegão em protetorado britânico e Após a Terceira Guerra Algo-Afegã o Afeganistão se libertou do domínio inglês e foi reconhecido oficialmente como independente em 1919.
Após diversos golpes de estado, em 1973, a república é proclamada por Mohammad Taraki, um militar que tomou o poder e implantou um governo com partido único e dentro dos

Relacionados