afasce

474 palavras 2 páginas
GESTÃO EM ESTABELECIMENTOS
TAREFA 1

EXPLIQUE A QUE SE REFERE AS EXPERIÊNCIAS DE Elton Mayo, (“A experiência de Hawthorne):

1. O QUE FOI?

Resposta: A experiência de Hawthorne foi u estudo realizado por Elton Mayo e seus colaboradores, preocupava-se com as pessoas ao invés das tarefas e estruturas de produção. Este estudo pode ser considerado o início da Teoria das Relações Humanas.

2. QUAIS AS CONCLUSÕES INICIAIS E FINAIS?

Resposta: Foram as seguintes:
A integração e comportamento social dos empregados;
As necessidades psicológicas e sociais e a atenção para novas formas de recompensa a snsões não materiais;
O estudo dos grupos informais e da chamada organização formal;
O despertar para as relações humanas dentro das organizações ;
A ênfase nos aspectos emocionais e não racionais do comportamento das pessoas;
A importância dos conteúdos dos cargos e tarefas para as pessoas;

As conclusões finais de maior destaque foram:

O nível de produção é resultante da Integraçãoo Social. A capacidade social do trabalhador que estabelece seu nível de competência enão sua capacidade física. Quanto maior a integração do grupo maior sua capacidade de produção.
Comportamento social dos empregados, o comportamento do indivíduo se apóia no grupo e reage como membros desses grupos e não como indivíduos.
As pessoas tem uma profunda necessidade de reconhecimento, seguranca e pertence ao grupo. Na verdade as pessoas predominantemente influenciadas pelo reconhecimento e segurança e muito menos por incentivos de caráter pecuniario.
A importãncia dos grupos informais tendo-se demonstrado a necessidade de encarar o trabalho como um processo coletivo e como uma atividade cooperativa. Os grupos tendem a desenvolver as suas próprias normas, valores e atitudes, as quais tem particular importância no desempenho dos seus membros. Em função disso, e preferível colaborar com os grupos informais a erradicá-los como pretendia Taylor.

3. QUAIS OS DESPREENDIMENTOS

Relacionados