aeurcvb

2206 palavras 9 páginas
CURSO: Psicologia
SÉRIE: 3º e 4º semestres
DISCIPLINA: Técnicas de Avaliação da Inteligência
DOCENTE: Marina Ceres Silva Pena
Aula 02: PSICODIAGNÓSTICO

Em Psicologia Clínica, o diagnóstico é um passo anterior à psicoterapia, tendo como objetivo investigar os recursos e dificuldades do indivíduo e indicar a intervenção apropriada.

PSICODIAGNÓSTICO é um proceso que visa identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico com um foco na existência ou não de psicopatologia.
A contribuição da psicometria foi essencialmente importante para garantir a cientificidade dos instrumentos do psicólogo.

Os principais tipos de psicodiagnóstico são:

Processo Psicométrico:
É aquele que tem, no psicólogo, um simples aplicador e avaliador de testes psicológicos, cuja finalidade é auxiliar o trabalho de outros profissionais.
O psicólogo entra em contato somente com aspectos parciais da personalidade do paciente, de modo “objetivo”, evitando maiores compromissos profissionais com a vida pessoal e afetiva do mesmo.

Processo Comportamental:
Consideram-se prioritários os dados de observação objetiva, com exclusão de apreciações a respeito do mundo interno.
Os referenciais são extraídos da Psicologia da Aprendizagem.
Enfatizam-se os programas desenvolvidos pela Psicologia Experimental, os quais fazem uso de noções de condicionamento clássico e operante.

Processo Psicanalítico:
Utiliza como modelo a Psicanálise.
A concepção dominante é a de que o diagnóstico deve configurar uma espécie de antevisão dos fenômenos que a prática psicanalítica bem sucedida encontraria no paciente, e com as quais lidaria.

Processo baseado no Modelo Médico:
Trata-se da transposição, para o diagnóstico psicológico, de noções advindas do diagnóstico clínico em medicina.
A visão médica, que impregna o diagnóstico psicológico neste processo, toma a vida emocional em termos similares àqueles empregados para o organismo, ou seja, um objeto concebido como doente.
A

Relacionados