Aetnomatemática baseada nas Culturas Africanas e a persença das culturas africanas nas aulas de Matemática

Páginas: 22 (5492 palavras) Publicado: 16 de fevereiro de 2014
,,

A ETNOMATEMÁTICA BASEADA NAS CULTURAS AFRICANAS E A PRESENÇA DAS CULTURAS AFRICANAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA


Maximina Magda de França Santos1
Maria Auxiliadora Gonçalves, Dra.2Henrique Cunha Júnior, Dr.3

Resumo
A presente comunicação tem como principal objetivo apresentar possibilidades de inserção de elementos das culturas africanas nas aulas de Matemática, nos contextos
Da Lei 10.639/03 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais epara o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileria e Africana, visando contribuir para uma educação matemática menos eurocêntrica e que busque também colaborar para que a maioria dos negros e negras, que compõem 80% dos discentes da rede pública de ensino brasileira, tenham a possibilidade conhecer o brilhantismo etnomatemático presente nas culturas de seus ancestrais africanos. Esta seconcretizou através de um estudo aprofundado de teóricos cujo trabalho de pesquisa está direcionado à Etnomatemática baseada nas culturas africanas. Entre eles, Henrique Cunha Júnior, Eliane Costa Santos e Paulus Gerdes. Além desses, outros pesquisadores serão estudados, enfatizando-se suas principais idéias e buscando a partir delas, identificar pontos convergentes, no que se refere às contribuiçõesque essa discussão pode trazer ao sucesso da educação matemática da maioria desses educandos.

PALAVRAS –CHAVE: Cultura Africana, Educação Matemática; Afroetnomatemática


INTRODUÇÃO

Entenda-se que a intenção desta é apresentar algumas informações e subsídios teórico-metodológicos, na perspectiva de possibilitar a inserção de elementos das culturas africanas nas aulas dematemática, compreendendo-se, no entanto, que tais informações e proposições apresentadas representam um recorte ínfimo, tanto no que se refere a produção e utilização de conhecimentos matemático no Continente Africano, quanto sobre as possibilidades da inserção desses conhecimentos nas aulas de matemática. Compreende-se, no entanto que essa inserção implica em uma formação que permita aos decentes aapropriação desses conhecimentos.
O continente africano ainda é geralmente veiculado no ocidente apenas como o lugar onde grassam doenças, fome, miséria e “vida selvagem”. Raramente essa veiculação acontece evidenciando o potencial à produção cultural e intelectual dos diferentes povos que o compõe. (Cunha Júnior, 2000)
Contudo, anteriormente, as pesquisas de Kizerbo (1972) emais recentemente as pesquisas de Cunha Júnior (2000, 2002, 2004) indicam justamente o contrário: “no campo da filosofia, da matemática e da cultura letrada a África precede outros continentes e realiza um inesgotável e significativo acervo.” (CUNHA JÚNIOR apud ROMÃO, 2005, p. 249)
De acordo com esse pesquisador, a ciência e a tecnologia desenvolvidas pelos africanos, enquanto formas de expressãode sua cultura, foram muito abaladas com o processo de escravização, que desestruturou todo continente e que prejudicou o fluxo desse conhecimento, por não ter poupado as crianças, os jovens, nem os adultos, que são bases importantes para esse fluxo. Assim, entenda-se que neste se apresenta apenas um recorte sobre esse conhecimento.
No continente africano estão presentes, em todas as culturas,diferentes bases numéricas e geométricas que, por serem elaboradas com lógicas e formas e exposição diferentes da ocidental, tornam-se às vezes de difícil interpretação e compreensão a quem foi formado na cultura ocidental. Esse fato ocasionou conclusões errôneas sobre a existência de conhecimentos matemáticos importantes nessa cultura durante muito tempo. (ZASLOVSKLY apud CUNHA JÚNIOR, 2005)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cultura africana
  • Cultura Africana
  • A cultura africana
  • cultura africana
  • Cultura africana
  • A Cultura Africana
  • Cultura africana
  • Cultura africana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!