AEROPORTOS

1638 palavras 7 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL
ENGENHARIA CIVIL

MARGARETE SOUZA MOURA - 02410003067

COMPONTENTES DE UM AEROPORTO

PROF: JANETE

BRASILIA
MAIO DE 2014

Margarete Souza Moura

COMPONENTES DE UM AEROPORTO

SUMÁRIO
1. Comportamento do Solo
04
1.1. Peso
04

08

09

13

15

15

1. INTRODUÇÃO

O Aeroporto é um aeródromo público dotado de instalações e facilidades dotado de instalações e facilidades para apoio de operações de aeronaves, emarque e desmbarque de pessoas e/ou coisas. Também pode ser referido como base áerea, quando este está designado a servir primeiramente aviões militares.
Um aeroporto pequeno muitas vezes referido por campo de aterragem, campo de aviação ou aeródromo.
No Brasil e a precariedade de outros meios de transporte fizeram com que a aviação comercial tivesse uma grande expansão no país. Dados da IATA (International Air Transport Association, ou Associação Internacional de Transporte Aéreo) indicam que o Brasil apresentou uma das maiores taxas de crescimento do transporte aéreo doméstico no passado recente. Em 2010, por exemplo, o setor apresentou um crescimento de 19,3 % (IATA, 2011). Além disso, ainda segundo a mesma fonte, o mercado doméstico de aviação do país dobrou de tamanho nos últimos cinco anos. O processo é tão intenso que alguns aeroportos chegam a conviver com demandas que excedem suas capacidades de projeto. Ao mesmo tempo, aeronaves cada vez maiores e mais pesadas trouxeram problemas para a infraestrutura aeroportuária (RODOLPHO, 1997). Além de consequências operacionais, como o aumento de custos e riscos de problemas diversos e mesmo de acidentes, tudo isso compromete os níveis de serviço prestados aos usuários.
Com o rápido crescimento do transporte aéreo tornam-se necessários métodos para avaliação do nível de serviço nos terminais de passageiros (TPS). Podem ser encontradas na literatura diferentes abordagens metodológicas com esse objetivo: as

Relacionados

  • Cultura um conceito antropologico
    38895 palavras | 156 páginas