Aerogerdores

739 palavras 3 páginas
INSTITUTO FEDERAL SANTA CATARINA
CAMPUS CHAPECÓ
Introdução
Em nosso dia a dia utilizamos a energia para quase todas as tarefas, sejam elas as mais simples ou as mais complexas. Devido ao crescimento populacional ocorre o aumento do consumo de energia, com isso precisamos pensar em alternativas energéticas para suprir essas demandas baseando nos três pilares do desenvolvimento sustentável, sendo eles o econômico, social e ambiental.

Objetivo
Demonstrar, através de uma maquete, um modelo de loteamento alimentado através de aerogerador, associado aos componentes de consumo (cargas) em um loteamento localizado em Chapecó.

Justificativa
Tendo em vista que as redes de transmissão e distribuição da concessionária estarem sobrecarregadas, bem como em decorrência de defeitos, há falta de energia em alguns pontos em nosso município. Com a elaboração desse projeto, demonstramos que é possível diminuir o consumo de energia utilizando-se de equipamentos com maior eficiência, ocorre a redução de pontos de defeito, pois a geração de energia é local (próximo ao ponto de consumo), são menores as perdas em cabos de transmissão e distribuição. Benefícios que são proporcionados aos moradores do loteamento utilizando uma forma de energia eco eficiente e sustentável, diminuindo também os gastos com energia comprada das concessionarias, melhorando o desenvolvimento da sociedade como um todo e porque não, utilizar como ponto atrativo a futuros compradores de unidades (lotes) do loteamento.

Fundamentação teórica
Com o rápido crescimento da população, os três pilares do desenvolvimento sustentável vem se desestruturando com o passar dos anos nos países com o nível baixo de economia, necessitado de um bom planejamento para com seu desenvolvimento na estrutura, por exemplo, buscando novas fontes de energia para a população com loteamentos que utilizam fontes energéticas sustentáveis .
De acordo com Reis (2005, p.1) o modelo do desenvolvimento sustentável

Relacionados

  • TESTE
    283 palavras | 2 páginas
  • Relatório de convalidação de estágio
    1062 palavras | 5 páginas
  • Atividade antrópica
    1857 palavras | 8 páginas
  • Expoquimica 2010 Entrega Relatorio
    4122 palavras | 17 páginas