Aerodispersóides

Páginas: 6 (1383 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
AERODISPERSÓIDES
DEFINIÇÃO E FORMAÇÃO:
Aerodispersóides são partículas ou gotículas extremamente pequenas em suspensão na atmosfera ou ambiente de trabalho, que são transportados pela corrente de ar, estas são geradas pela ruptura mecânica de sólidos como minerais ou vegetais pulverizados a que chamamos de poeira. como também os materiais líquidos que originam os vapores decorrentes daevaporação de água, combustíveis e outras substâncias voláteis. E estes são considerados poluentes do ar ou ambiente de trabalho, com exceção do vapor da água pura, que formam as nuvens. Os demais aerodispersóides são caracterizados poluentes devido as suas características físicas e químicas, que os fazem nocivos a saúde e bem estar dos seres vivos e ecossistemas. A poeira, por exemplo, é um poluentenocivo a saúde, porque pode provocar doenças respiratórias e alérgicas, tanto nos homens quanto nos animais. Quanto aos gases, vapores, podem causar doenças, alergia e intoxicação, nos homens, animais e até plantas, que ás vezes induzindo a morte precoce. Estes aerodispersóides podem ser detectados e quantificados quando presentes na atmosfera, através do cheiro, odor, perfume ou através deaparelhos que coletam amostras em suspensão. Nunca entre em um ambiente fechado, onde são armazenados produtos químicos, pois a concentração de aerodispersóides poderá ser o suficientemente letal.
CLASSIFICAÇÃO:
Os aerodispersóides são sistemas dispersos, cujo meio de dispersão é gasoso e cuja fase dispersa, consiste de partículas sólidas ou líquidas. A classificação mais aceita é aquela quediferencia entre aerodispersóides formados por dispersão e por condensação, distinguindo os sistemas de acordo com a fase dispersa, sólida ou líquida. Os aerodispersóides formados por dispersão, ou seja, como resultado da desintegração mecânica da matéria (pulverização ou atomização de sólidos ou líquidos, ou transferência de pós para o estado de suspensão através da ação de correntes de ar ou vibração)são na maioria dos casos constituídos por partículas mais grosseiras do que aquelas que constituem os formados por condensação; além disto contêm partículas com uma maior variação de tamanho. Os aerodispersóides de condensação são formados pela condensação de vapores supersaturados, ou pela reação entre gases que leva a um produto não volátil. Nestes aerodispersóides as partículas sólidas, sãofrequentemente agregados frouxos provenientes da coagulação de um grande número de partículas primárias de forma esférica ou cristalina regular. Por outro lado, nos aerodispersóides por dispersão a fase dispersa sólida consiste de partículas individuais ou agregadas de formas completamente irregulares (fragmentos). Nos aerodispersóides, cuja fase dispersa é líquida, as partículas são esféricas, equando colidem entre si podem fundir-se produzindo uma única partícula também esférica. Os Aerodispersóides classificam-se em: poeira, fumos, névoas, neblinas e fumaças.
POEIRAS
Chamamos de poeiras à suspensão de partículas sólidas no ar, resultante de desintegrações, trituração, pulverização, impacto, etc. As poeiras poderão ser orgânicas e inorgânicas, dependendo de sua composição química. Aspoeiras orgânicas não são muito comuns na indústria, entretanto, constituem um risco. A aspiração delas, pode resultar em doenças pulmonares ou intoxicações. Assim, a aspiração de poeiras de algodão resulta em bissinose que é uma pneumoconiose. Já a aspiração de poeiras de certos compostos, como por exemplo o ácido oxálico ou a aspirina pode provocar intoxicações. Em geral, na indústria, o maiorproblema de poeiras orgânicas é quanto ao risco de explosões. As partículas em suspensão no ar podem entrar em combustão, em geral violenta, explodindo no ambiente de trabalho. Como exemplo destes casos temos as fábricas de móveis. As poeiras inorgânicas são consideradas como o risco mais importante em saúde ocupacional, por serem mais comuns e terem até hoje provocado maior número das doenças...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aerodispersoides
  • Aerodispersoides
  • Aerodispersóides
  • Aerodispersóides
  • Aerodispersóides
  • Aerodispersoides
  • Aerodispersóides
  • Classificaçao dos aerodispersoides

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!