Aerobiose

Páginas: 6 (1431 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
A aerobiose é um processo de respiração celular onde é obrigatória a presença de oxigênio. Nesta, a liberação de energia, em grandes quantidades, se dá pela degradação da glicose em dióxido de carbono e água:
 
C6H12O2 + 8 O2 => 6 CO2 + 6 H2O

Todos os seres vivos cuja presença de oxigênio é uma condição para sobrevivência são denominados aeróbicos.
Nesse processo, as quebras das cadeias decarbono ocorrem de forma gradual, liberando a energia por meio de oxidações, consistindo na retirada de átomos de hidrogênio presos aos carbonos da glicose. Tal retirada se dá pela ação das enzimas desidrogenases.
A energia liberada desta reação é armazenada na adenosina trifosfato (ATP). Quando a célula necessita de energia, o ATP fornece um fosfato, se transformando em ADP.
A respiraçãoaeróbica é convencionalmente dividida nas etapas: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória.
Na glicólise, a glicose é parcialmente quebrada, formando duas moléculas de piruvato. Há o investimento de duas moléculas de ATP para tal processo.
No ciclo de Krebs são liberados vários hidrogênios e ocorre liberação de energia, resultando na formação de ATP. Ele ocorre na mitocôndria e consiste emreações de oxirredução, descarboxilação e fosforilação.
A cadeira respiratória, também denominada fosforilação oxidativa ou transporte eletrônico, ocorre nas cristas mitocondriais e consiste na transferência de elétrons até a molécula de oxigênio. Esse recebe, também, hidrogênios, formando moléculas de água. É neste processo que ocorre a maior parte da liberação de energia.


O anaerobismo, tambémchamado de respiração anaeróbia, é um processo utilizado por alguns organismos, como as bactérias, que não necessitam do oxigênio para o processo de respiração celular. Esses organismos não possuem enzimas responsáveis pelas reações químicas do ciclo de Krebs e da cadeia respiratória, sendo que para eles o oxigênio é tóxico, e por esse motivo só crescem e se reproduzem em ambientes sem esse gás.
Afermentação, processo contrário ao processo da respiração, é feito por organismos anaeróbios, e a glicose é quebrada sem o consumo de oxigênio do ambiente. Para exemplificar podemos citar as bactérias causadoras do botulismo e do tétano, que crescem e se reproduzem em ambientes onde há pouca oferta de oxigênio. Há também alguns organismos que são chamados de anaeróbios facultativos, por fazerem arespiração anaeróbia apenas quando o oxigênio lhes falta, é o caso do levedo de cerveja e das células musculares.          
Há vários tipos de fermentação, sendo que as mais importantes são a fermentação láctica e a fermentação alcoólica. A fermentação láctica é feita por bactérias anaeróbias chamadas de lactobacilos. Os lactobacilos são muito empregados na fabricação de iogurtes e coalhadas, etambém podem ser encontrados em nosso intestino, auxiliando na produção de várias vitaminas. As células musculares podem fazer tanto a respiração aeróbia (presença de oxigênio) quanto a fermentação láctica. Essas células fazem esse processo quando há exercícios intensos e vigorosos com consequente falta de oxigênio.
A fermentação alcoólica é realizada pelo fungo Saccharomyces cerevisiae. Quandohá escassez de oxigênio, esse fungo realiza a fermentação alcoólica, processo utilizado em bebidas alcoólicas e que tem como produto o gás carbônico e o álcool etílico. Por ser um organismo anaeróbio facultativo, esse fungo, quando exposto a ambientes em que há grande oferta de oxigênio, produzirá água e gás carbônico, sendo muito utilizado na culinária.


Fotossíntese é basicamente um processocelular pelo qual a maioria dos seres autótrofos produz seu próprio alimento (substâncias orgânicas) a partir de elementos inorgânicos. A energia para a realização desse processo vem da luz, tendo como principal fonte o próprio Sol. A energia luminosa solar fica armazenada nas moléculas de glicídios, e passa a ser utilizada como reserva de nutrientes ou fonte de alimento para outros seres...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!