aefAWEf

5540 palavras 23 páginas
Gás real – Pressão de Vapor – Umidade

O estado de um gás é caracterizado pelo valor de três grandezas físicas: a pressão, o volume, e a temperatura.
Podemos representar o comportamento dos gases à temperatura constante através de isotermas, que são gráficos que relacionam a pressão e o volume.
Esses gráficos são hipérboles representadas na figura 1.

Para um gás real as isotermas tem uma forma diferente e podem ser representadas como na figura 2.

No gráfico T1>T2>T3>T4. As isotermas de um gás real diferem bastante das isotermas de um gás ideal.
A curva T1 caracteriza um gás em todos os pontos. A isoterma representada por T2 representa uma isoterma crítica. Essa isoterma separa dois comportamentos: quando a substância em se encontra em uma temperatura

superior esta sempre estará em estado gasoso, mesmo que a pressão seja muito alta.
Quando a temperatura encontra-se abaixo da temperatura crítica a substância pode estar no estado líquido, sólido ou vapor.
Os pontos representados pelas letras A e B são estados denominados de vapor saturado e líquido saturado. Esses pontos estão sobre uma curva chamada de curva de saturação (curva pontilhada). Abaixo dessa curva todos os estados são uma mistura de vapor e líquido.
Na figura observamos isotermas que se encontram abaixo da curva de saturação. Podemos observar retas horizontais, portanto quando há a transformação de líquido para vapor e este se dá a pressão constante, a temperatura também é constante.
Convencionou-se chamar de vapor o gás que está abaixo de sua temperatura crítica e sua pressão de pressão de vapor. Portanto, vapor é o gás que pode se transformar em líquido por simples compressão.
Pressão de vapor saturado é a pressão em que o vapor e o líquido existem em equilíbrio, ou seja, o número de moléculas do vapor que se condensam é igual ao número de moléculas do líquido que se evaporam.

Pressão máxima de vapor
Consideremos um cilindro, com um êmbolo móvel, contendo vapor

Relacionados