AEEEEEEEEEEEE

283 palavras 2 páginas
Questão Coimbrã
Seu marco inicial foi marco a Questão Coimbrã, uma polêmica literária travada em jornais que teve início quando a Geração de 70, um grupo de intelectuais composto por Oliveira Martins, Teófilo Braga, Antero de Quental, entre outros, defensores das novas ideias da época, recebeu uma crítica do árcade Castilho, um importante representante do tradicionalismo.
Após esta crítica, Antero de Quental respondeu em carta aberta com outra crítica, desta vez à censura da livre expressão e do apadrinhamento que Castilho fazia com seus seguidores.
Entre 1865 e 1866, então, surgiram diversas publicações de grupos que promoviam ataques, uns defendendo as ideias tradicionais e românticas, outros as realistas e modernas.
Era o progresso contra o conservadorismo, o antigo contra o moderno.
Depois dessa primeira polêmica, este grupo de intelectuais começou a organizar conferências em 1870, promovendo debates sobre a renovação cultural e popularizando os ideais de modernização que estavam em alta na Europa e na Ámerica do Norte na época.
Estas conferências ficaram conhecidas como Conferências Democráticas do Cassino Lisboense e deu mais força ao movimento realista português. Elas foram censuradas pelo governo português, no entanto, já nesta época, o Realismo era forte e deu origem a várias produções em poesia e prosa.
D
D
D
D
D
D
DD
D
D
D
D
D
D
DA
D
SF
DAG
SFD
FSG
S
GSF
GS
FGTS
FG
SFG
SF
GS
G
S
GS
FG
SG
SG
SDG
SDG
SFD
GSF
GS
GSF
GS
FG
SFG
SFG
SG
SF
SF
G

SG
FS
S
SG
GS
G
GSSG
S
S
S
F

Relacionados

  • Resenha o que é sociologia.
    551 palavras | 3 páginas
  • Kit audiovisual
    1706 palavras | 7 páginas