AEED TE CURSO DE FISIOTERAPIA 2

7763 palavras 32 páginas
QUESTIONÁRIO ANATOMIA – 1º PERÍODO – FISIOTERAPIA

Sistema Urinário:
1) Citar os órgãos (e estruturas) que constituem o sistema urinário descrevendo a função de cada órgão ou estrutura.
Rins: Órgão par abdominal que têm como função a remoção de resíduos do plasma sanguíneo, controle da quantidade de sais e água e manutenção do grau de acidez do sangue, com a eliminação de substâncias ácidas.
Néfron: é a unidade morfofuncional ou a unidade produtora de urina do rim. Cada rim contém cerca de um milhão de néfrons. A forma do néfron é peculiar, inconfundível, e admiravelmente adequada para sua função de produzir urina. O néfron é formado por dois componentes principais: Corpúsculo Renal e Túbulo Renal.
Glândulas Suprarrenais: As glândulas suprarrenais (adrenais) estão localizadas entre as faces supero-mediais dos rins e o diafragma. Cada glândula suprarrenal, envolvida por uma cápsula fibrosa e um coxim de gordura, possui duas partes: o córtex e a medula suprarrenal, ambas produzindo diferentes hormônios. O córtex secreta hormônios essenciais à vida, enquanto que os hormônios medulares não são essenciais para a vida. A medula da suprarrenal pode ser removida, sem causar efeitos que comprometem a vida. A medula suprarrenal secreta dois hormônios: epinefrina (adrenalina) e norepinefrina. Já o córtex suprarrenal secreta os esteroides.
Ureter: São dois tubos que transportam a urina dos rins para a bexiga. Órgãos pouco calibrosos, os ureteres têm menos de 6mm de diâmetro e 25 a 30cm de comprimento. A pelve renal é a extremidade superior do ureter, localizada no interior do rim. Descendo obliquamente e medialmente, o ureter percorre por diante da parede posterior do abdome, penetrando em seguida na cavidade pélvica, abrindo-se no óstio do ureter situado no assoalho da bexiga urinária. Em virtude desse seu trajeto, distinguem-se duas partes do ureter: abdominal e pélvica. Os ureteres são capazes de realizar contrações rítmicas denominadas peristaltismo. A urina se move ao

Relacionados

  • Cancer de prostata
    1281 palavras | 6 páginas
  • Cria O De Empresa
    1647 palavras | 7 páginas