AEED Sanduiche

729 palavras 3 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESPIRITO SANTO - UNESC
PATRÍCIA SEPULCRO ZIVIANI

O CAMINHO PERCORRIDO POR UM SANDUICHE

COLATINA
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESPIRITO SANTO - UNESC
PATRÍCIA SEPULCRO ZIVIANI

O CAMINHO PERCORRIDO POR UM SANDUICHE

Projeto de pesquisa ao curso de nutrição, na disciplina de nutrição dietética, sob orientação do professor, Winder Tadeu Silva Ton como requisito para obtenção de presença e nota.

COLATINA
2014
O CAMINHO PERCORRIDO POR UM SANDUICHE - DIGESTÃO E ABSORÇÃO
A boca é a primeira porta de entrada dos alimentos, nesse caso a porta de entrada do sanduiche. Nela os alimentos são quebrados em partículas menores pelos dentes. A enzima salivar, ptialina, que atua com o pH neutro ou levemente alcalino, inicia a ação digestiva sobre o amido, hidrolisando-o em moléculas menores.
Depois da boca os alimentos triturados passam pelo esôfago que é um tubo que se estende da orofaringe ao hiato diafragmático onde se une ao estomago, por ele os alimentos são empurrado para o estomago através dos movimentos peristálticos.
No estomago a atividade da amilase é detida pelo contato com o suco gástrico, que produzido pelas glândulas da mucosa gástrica do estomago e estimulado pelo hormônio Gastrina, esse suco contei o acido hidroclorídrico. O bicarbonato é estimulado pelo hormônio secretina que é produzido no intestino. É no estomago que acontece a digestão das proteínas, isso se da pela pepsina, enzima que decompõe as proteínas em meio ácido - transforma o bolo alimentar em quimo.
Depois do estomago, o quimo entra no intestino delgado onde ocorre a maior parte da digestão e absorção dos nutrientes. No duodeno, são lançadas as secreções do fígado e do pâncreas. Nessa primeira porção do intestino delgado, é realizada principalmente, a digestão química, com a ação conjunta da bile, que é estimulada pelo hormônio Colecistoquinina, e lançada no duodeno através de um canal, os sais biliares separam os lipídeos em partículas

Relacionados