AEED De Anatomia

2342 palavras 10 páginas
Sistema Urinario:
01) Citar os orgãos (e estruturas) que constituem o sistema urinário descrevendo as funções de cada orgão ou estrutura.
Rins: filtração do sangue; produção de hormonios; excretar residuos; atua na regulação do PH e pressão do sangue.
Ureteres: conduz a urina dos rins ate a bexiga.
Bexiga Urinária: armazena a urina e á lança para uretra.
Uretra: elimina a urina.
02) Conceituar o sistema urinário em função do metabolismo.
As atividades orgânicas resultam na decomposição de proteínas, lipídeos e carboidratos, acompanhada de liberação de energia e formação de produtos que devem ser eliminados para o meio externo. A urina é um dos veículos de excreção com que conta o organismo.
03) Citar as bordas, faces e extremidades dos rins.
Face anterior, face posterior. As duassão lisas, porém a anterior é mais abaulada e a posterior mais plana. Borda medial (côncava) e borda lateral (convexa). Extremidade superior (glândula supra-renal) e extremidade inferior.
04) Descrever a localização anatômica dos rins.
Orgão par, abdominal, posteriormente ao parametro parietal. Situa-se a direita e a esquerda da coluna vertebal, sendo que o direito ocupa uma posição inferior em relação ao esquerdo (presença do figado).
05) Descrever sobre o ureter ( partes, trageto, origem e inserção).
O ureter é um tubo que conduz a urina do rim para a bexiga. Consiste de uma porção abdominal e uma porção pelvina, cada uma delas apresenta cerca de 12,5 cm de comprimento. Após entrar na pelve, o ureter passa em direção inferior sobre a parede pelvina lateral, onde está intimamente relacionado ao peritoneo. Encontra-se inicialmente anterior e inferior à artéria umbilical e dos vasos e nervos obturatórios. Ao nivel da espinha isquiádica, ele se volta em direção anterior medialmente. Atinge a parte posterior da bexiga urinária cerca de 4 cm acima do nivel do tubérculo púbico. As relações da parte pelvina diferem nos dois sexos. Em ambos os sexos, os uteres estão

Relacionados

  • Diferen As Anat Mica 1 AEED Anatomia
    573 palavras | 3 páginas
  • Cancer de prostata
    1281 palavras | 6 páginas
  • Produção de Sementes e Mudas Florestais
    119405 palavras | 478 páginas