AEAEAEAE

900 palavras 4 páginas
A Indochina, situada no Sudeste asiático, foi ocupada pela França no final do século XIX. Durante a Segunda Guerra Mundial, a região foi invadida pelo Japão, que, ao final do conflito, foi obrigado a devolver o controle do território para a França.
A resistência contrária o domínio francês tornou-se cada vez mais forte e maior com os crescentes movimentos pela independência da Indochina. As principais ações anticoloniais eram realizadas pela Liga Revolucionária para a Independência do Vietnã (em vietnamita, "Cách mạng giải cho độc lập của Việt Nam"), também conhecida como Movimento Vietminh, liderada por Ho Chi Minh.
Em Agosto de 1945, os rebeldes do Vietminh proclamaram a fundação da República Democrática do Vietnã. Em resposta, a França realizou uma contraofensiva, iniciando aGuerra da Indochina. Os franceses foram derrotados e expulsos da região em 1954. Os acordos de paz, assinados em Genebra, dividiram a Indochina em quatro estados independentes: Laos, Camboja e Vietnã, que ficou separado em Vietnã do Norte (socialista) e Vietnã do Sul (capitalista).
Os Estados Unidos passaram a auxiliar o governo do Vietnã do Sul com armas, dinheiro e treinamento militar. O Vietnã do Norte, por sua vez, teve auxílio chinês e sobretudo, soviético.
Guerra do Vietnã

Por Cristiana Gomes

Ocorreu entre os anos de 1959 e 1975 e é considerado o mais violento conflito da segunda metade do século XX.
Laos, Vietnã e Camboja faziam parte de uma região conhecida como Indochina. Estavam sobre o domínio francês e queriam a independência.
Para entender melhor o conflito é preciso saber que durante a Segunda Guerra, o Japão invadiu e dominou esta região. Com o objetivo de combater os orientais, os vietnamitas, liderados por Ho Chi Minh (líder revolucionário), se reuniram e formaram aLiga Revolucionária para a Independência do Vietnã (ligada ao partido comunista).
Os primeiros conflitos ocorreram em 1941, ainda durante a Segunda Grande Guerra.
Quando esta terminou, começou

Relacionados

  • Trabalho de Motricidade Oral: Linhas Terapêuticas na Fonoarticulação
    2428 palavras | 10 páginas
  • resenha da resolução 008/2010
    8132 palavras | 33 páginas
  • Imformatica
    131417 palavras | 526 páginas