advocacia pública e privada

Páginas: 2 (474 palavras) Publicado: 30 de junho de 2014

Advocacia Pública e Privada

A advocacia pode ser:
a) privada, quando exercida por profissional liberal mediante contratação de honorários com o cliente, ou ainda nos casos deadvogado empregado na iniciativa privada;
b) pública, quando exercida por profissionais detentores de cargos ou empregos públicos que visem à defesa do Estado ou suas entidades da AdministraçãoIndireta;
O advogado privado é aquele que exerce a advocacia como profissional liberal, que abre seu escritório e ali atende seus clientes ou que se insere numa sociedade de advogados. Tem amplaliberdade no seu trabalho, porém, como desempenha múnus público, deve também cumprir obrigações. Assim, tem liberdade quanto à fixação de seu horário de trabalho, mas deve comparecer às audiências eatos de advocacia que exijam sua presença, tem liberdade para fixar o valor de seus honorários, porém sujeita-se aos limites éticos pertinentes, tem liberdade para decidir com quem contratar, porém temo dever ético de assumir defesas criminais desconsiderando a própria opinião a respeito do acusado, enfim, possui a liberdade de um profissional liberal, mas não se confunde com os demaisprofissionais liberais, porque tem missão constitucional.
Inclui-se também na categoria de advogado privado o advogado empregado por pessoas jurídicas da iniciativa privada, porém, com menoresliberdades em razão dos deveres inerentes ao contrato de trabalho.
O advogado público é quem representa os interesses e direitos das pessoas políticas (União, Estados, Distrito Federal eMunicípios) e suas entidades da Administração Indireta (autarquias, agências e fundações públicas). Assim, são advogados públicos os Advogados da União, os Procuradores Federais, os Procuradores do BancoCentral do Brasil, os Procuradores da Fazenda Nacional, os Procuradores dos Estados, do Distrito Federal e Municípios, os procuradores autárquicos estaduais e municipais.
São também...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Seminário Advocacia Privada e Pública
  • A advocacia privada e pública no âmbito da consultoria jurídica
  • Advocacia privada
  • Advocacia privada
  • Advocacia privada
  • advocacia privada
  • Advocacia privada
  • ADVOCACIA PRIVADA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!