Adulto Jovem

Páginas: 18 (4355 palavras) Publicado: 9 de setembro de 2014
Psicologia do Desenvolvimento:

Adulto Jovem



INTRODUÇÃO

Este trabalho buscará compreender os conflitos ocorridos na fase do adulto jovem no seu período vital. Esta fase, considerada pelos psicólogos, varia dos vinte aos quarenta anos de idade, caracterizando-se como uma etapa de muitas mudanças e reflexões. Pois este é o momento em que o indivíduo adulto jovem se encontra em umprocesso de afirmação e avaliação do seu potencial, diante dos desafios sociais e pessoais.
Nessa etapa, também, o adulto jovem procura incessantemente quebrar os laços psicológicos, ter sua independência, escolher a sua carreira, começar a trabalhar, arranjar um parceiro para uma experiência afetiva, saber gerir as suas coisas, o seu tempo e definir objetivos e ajustar-se à sua própria vida. Amaioria das pessoas pensa em ter filhos nessa fase, mas a maternidade tem sido adiada em função da vida profissional e acadêmica. Entretanto, em qualquer época o primeiro bebê vem marcar uma importante transição nas vidas dos pais. Ter um filho representa uma grande experiência de desenvolvimento.
Mas há ainda muito mais para ser abordado sobre essa fase. E para isso, foram realizadas 14entrevistas com adultos entre 20 e 40 anos. As questões foram abertas e os tópicos relacionavam-se ao corpo, trabalho, família, vida social, afetiva e espiritualidade. O objetivo será compreender o perfil do adulto jovem e proporcionar enriquecimento do conteúdo no decorrer deste trabalho.










O ADULTO JOVEM

Armstrong (2011) apresenta que a fase do adulto jovem, que ocorre entre os 20aos 40 anos de idade, foi dedicada por pesquisadores uma fase que exige menos atenção. É errôneo pensar desta forma quando se trata de um período em que as pessoas estão tomando decisões que podem levar para uma vida toda e que estão refletindo mais sobre sua vida num contexto geral de fatores. Tais fatores que podem ser emocionais, afetivos, profissionais, sociais, entre outros. Talvez isso tenhaocorrido pelo fato destes indivíduos já terem passado pela fase conturbada da adolescência, por iniciarem um período estável no âmbito da saúde e, também, por ainda não pensar no envelhecimento ou na morte.
De contra partida ao que dizem os pesquisadores, o psicólogo evolutivo Robert Havighurst caracterizou esse período como o mais solitário e o mais desorganizado da vida. Isso porque as pessoasdessa fase estão buscando por sua independência sendo, financeira, emocional ou afetiva. E nessa busca, por muitas vezes, se deparam com decepções pelas escolhas idealizadas. (Armstrong, 2011).
Já Levinson (1996), cita que a fase de entrada na idade adulto jovem ocorre entre os 17 e 33 anos e que um homem constrói sua primeira estrutura temporária de vida. Ele sai de casa emocionalmenteindependente, escolhe uma ocupação e, às vezes, uma esposa e forma um sonho sobre aquilo que quer realizar no futuro. Ele se estabelece e define metas e um tempo para realizá-las. Isso tudo ancora sua vida na família, na profissão e na comunidade. A maneira pelo qual ele lida com as questões dessa fase afetará a transição para a meia idade. (Papalia, 2009).
O psicólogo Daniel J. Levinson da Universidadede Yale expressa o início da fase adulta de forma que todos possam compreender quando realmente este ciclo se inicia: ‘’Quando se consegue dizer de forma significativa ‘a vida é minha, não dos meus pais’, chegou-se à idade adulta psicológica’’. Partindo dessa premissa, na sociedade atual não há indicativos de quando as pessoas tornam-se adultas. Ao contrário de outras culturas, como na mitologiamundial, os heróis atingem a maturidade depois de matar dragões. (Amstrong, 2011). Com base neste contexto, poderia ser determinado que, a maturidade, na nossa sociedade seria o primeiro emprego, morar sozinho, casar-se, ter filhos, ter independência e estabilidade financeira. Mas, não se pode determinar de tais formas, pois cada ser único é ele quem possui o momento certo para tornar-se um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Jovens e Adultos
  • Adulto jovem
  • jovens e adultos
  • Jovem Adulto
  • Jovens e adultos
  • jovens e adultos
  • Jovens e adultos
  • jovens e adultos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!