Adultiza o da Inf ncia intercomjr

5658 palavras 23 páginas
A Adultização da Infância: O novo consumidor em miniatura1

Ricardo da Silva SANTOS2
Henrique HAMERSKI3 Faculdade Novo Milênio, Vila Velha,ES

RESUMO

Atualmente, as crianças fazem parte de um mercado rentável e por isso muitas empresas se dirigem à este público como verdadeiros consumidores potenciais. As crianças não possuem conhecimentos necessários para identificar o caráter persuasivo da publicidade e se tornam indefesas, sendo facimente influenciadas por tudo que a mídia lhes apresenta. O presente artigo tem o objetivo de observar a influência da publicidade e sua possível contribuição para a adultização do consumidor infantil.

PALAVRAS-CHAVE: Publicidade, Infância; Informação: Mídia; Comportamento.

1. INTRODUÇÃO

Nos dias atuais, a publicidade pode ser vista em todos os lugares. Ela está presente nas roupas que usamos, objetos, canais de televisão, marcas de produtos e até na nossa alimentação, podendo influenciar adultos e crianças. Os tempos mudaram e o mundo tem passado por diversas transformações sociais, econômicas e culturais. Em meio à globalização e o fácil acesso as diversas mídias, é comum que as crianças tenham aspirações prematuras e práticas que são ligadas à vida adulta.
Por influências de situações do cotidiano, familiares e da mídia, as crianças estão se desenvolvendo mais rápido que o esperado, abreviando aquelas famosas fases da infância, substituindo brincadeiras e momentos de diversão para se transformarem em pequenos adultos. Esse “ideal” absoluto de adulto, além de, iludir também influencia negativamente no desenvolvimento da criança, despertando-a cedo para a “adultização” e cancelando etapas importantes de sua vida. Dessa forma o problema que este trabalho apresenta se firma na seguinte pergunta: é possível que a publicidade possa contribuir para a adultização do consumidor infantil? O objetivo geral deste artigo é observar a possível contribuição da publicidade para a adultização do consumidor infantil.
Especificamente,

Relacionados