adtgd

818 palavras 4 páginas
Jean Piaget (9 de agosto de 1896 – 16 de setembro de 1980), foi um pedagogo suíço. Fundou a Epistemologia Genética, teoria do conhecimento com base no estudo da gênese psicológica do pensamento humano.
Na teoria de Jean Piage o desenvolvimento intelectual é considerado como tendo dois componentes: o cognitivo e o afetivo. Paralelo ao desenvolvimento cognitivo esta o desenvolvimento afetivo. Afeto inclui sentimentos, interesses, desejos, tendências, valores e emoções em geral. Piaget (2007) aponta quatro estágios, com diferentes níveis que são os: sensório-motor, pré-operatório, operações concretas e operações formais. Em cada período do desenvolvimento, são construídas estruturas cognitivas singulares.
Jean Piaget, e a inteligência da criança
Rejeita o enfoque psicométrico e a padronização. Para ele a inteligência é uma adaptação biológica e é também a forma de equilibração para a qual todas as estruturas (cognitivas) tendem. O equilíbrio refere-se a um ajustamento harmonioso entre dois fatos: ações mentais (as estruturas cognitivas) da pessoa e o ambiente. Piaget enfatiza o aspecto evolutivo da inteligência. A criança gradualmente atinge estruturas cognitivas cada vez mais eficientes. Para Piaget a realidade deve ser construída pela atividade da criança.

A teoria de Piaget distingue quatro aspectos fundamentais:

1. Conteúdo: refere-se aos dados comportamentais, ou seja, aquilo que o individuo sempre está pensando, ou como ele resolve um problema.
2. Estrutura: É um conceito nitidamente biológico. O desenvolvimento da inteligência é afetado por fatores biológicos. Um dos quais é a transmissão hereditária. A estrutura psicológica advém gradualmente à criança através das interações com o objeto. Uma estrutura psicológica é composta por esquemas.
3. Esquema: É uma espécie de padrão de comportamento ou uma ação que se manifesta com ordem e coerência. Ex: esquema de sucção, chupar o dedo.
4. Função: Tendências básicas :adaptação e organização.

Relacionados