Adsqdsa

1116 palavras 5 páginas
93

6. CONCLUSÃO

Considera-se que a presente pesquisa alcançou o seu propósito ao trazer subsídios relevantes a respeito de como assegurar a adequação estratégica da gestão de empresas empreendedoras tecnológicas, oriundas de incubadoras de universidades, nas quais ter um bom desempenho operacional e financeiro são os principais objetivos.
Os resultados da pesquisa seguiram os passos da metodologia de análise estratégica adotada no seu referencial teórico. Assim, caracterizou-se a estratégia das empresas como de liderança por diferenciação por qualidade e orientada para o cliente ao buscar oferecer um produto/serviço diferenciado. Verificou-se, portanto, que se tratava de uma estratégia adequada ao seu contexto. Em seguida, foi feita uma caracterização da gestão empreendedora, à luz da estratégia adotada e das variáveis secundárias. Ainda na seqüência, foram identificados os outros fatores organizacionais e analisadas as suas implicações estratégicas, em termos de constituírem forças e fraquezas, real e potencial, à implementação e à gestão estratégica nas empresas empreendedoras.
Dentre os resultados mais significativos da pesquisa, cabe destacar alguns fatores organizacionais que contribuem e aqueles que não contribuem para a adequação estratégica das empresas. Os fatores que mais contribuem dizem respeito à cultura organizacional, estilo de liderança e a comunicação informal encontrada nas empresas. Já os fatores que mais representaram fraquezas para as empresas estão relacionados aos sistemas gerenciais e aos mapeamentos de processos de apoio essenciais, além da infra-estrutura e da baixa capacidade de financiamento. Um outro resultado relevante foi averiguar a importância do papel das incubadoras para as empresas, sendo a integração do ambiente acadêmicocientífico, encontrado nas incubadoras, a principal virtude para estas empresas.
Quanto às críticas às incubadoras, a principal se refere às ferramentas gerenciais

94 que são

Relacionados