Adsorçao

Páginas: 5 (1024 palavras) Publicado: 6 de abril de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI
CAMPUS ALTO PARAOPEBA











ADSORÇÃO










Matéria: Físico-Química Experimental
ao curso de Engenharia Química sob
responsabilidade do professor Dane Tadeu.






Fernanda Chaves Campanha-114550061
Flaviane de Fátima Souza-114550021
Luanna Matos-













1. Introdução
A adsorção é um fenômenofísico-químico onde o componente em uma fase gasosa ou líquida é transferido para a superfície de uma fase sólida. Os componentes que se unem à superfície são chamados adsorvatos, enquanto que a fase sólida que retém o adsorvato é chamada adsorvente. A remoção das moléculas a partir da superfície é chamada dessorção (MASEL, 1996). A migração destes componentes de uma fase para outra tem comoforça motriz a diferença de concentrações entre o seio do fluido e a superfície do adsorvente. Usualmente o adsorvente é composto de partículas que são empacotadas em um leito fixo por onde passa a fase fluida continuamente até que não haja mais transferência de massa. Como o adsorvato concentra-se na superfície do adsorvente, quanto maior for esta superfície, maior será a eficiência da adsorção. Porisso geralmente os adsorventes são sólidos com partículas porosas (BORBA, 2006).
Existem basicamente dois tipos de adsorção: a adsorção física ou fisiosorção e a adsorção química ou quimiosorção.
Os carvões microporosos pertencem a uma classe de materiais importante, conhecido como carvão ativado (C.A) sendo de larga aplicações através de sua reconhecida produção mundial de aproximadamente400.000 ton/ano (RODRÍGUEZ-REINOSO e SABIO-MOLINA, 1998). O carvão ativado é utilizado como adsorvente, catalisador ou suporte de catalisador. Na área de tratamento de efluentes é usado na adsorção em fase líquida, por exemplo, na adsorção de moléculas orgânicas que causam sabor, odor e toxicidade (LETTERMAN, 1999).
Uma das características mais importantes de um adsorvente é a quantidade de substânciaque possa acumular ou possa ser retirada da superfície do mesmo. Uma maneira comum de descrever esse acúmulo é expressar a quantidade de substância adsorvida por quantidade de adsorvente (qe) em função da concentração de adsorvato (Ce) em solução. Uma expressão desse tipo é denominada de isoterma de adsorção (LETTERMAN, 1999.; OSCIK e COOPER 1982 ).
A isoterma de Freundlich, tipicamente parasuperfícies heterogêneas, é talvez a mais comum. É empírica e muito utilizada porque descreve com muita precisão os dados de ensaios de adsorção em sua maioria em sistemas aquosos, além de descrever o equilíbrio em superfícies heterogêneas e não assume a adsorção em monocamada (DINESH e PITTMAN, 2006). Apresenta a seguinte forma:

Onde:
qe = quantidade de adsorvato por unidadede adsorvente (mg. g-1 ou mol. g-1)
Ce = concentração do adsorvato no equilíbrio (mg.L-1 ou mol.L-1)
Kad, n = coeficientes a serem determinados empiricamente.
O coeficiente Kad está relacionado à capacidade de adsorção do adsorvato pelo adsorvente, enquanto n depende das características da adsorção. Para valores fixos de Ce e de 1/n, qe será tanto maior quanto maior for Kad e, para valores fixosde Kad e de Ce, a ligação da adsorção será mais forte quanto menor for o valor de 1/n.
Para valores de 1/n muito pequenos, a capacidade de adsorção independente de Ce e a isoterma de adsorção (relação entre qe e Ce) se aproximam da horizontal, com qe aproximadamente constante, de forma que a isoterma é denominada irreversível. Se o valor de 1/n for muito elevado, a ligação na adsorção seráfraca, com qe variando significativamente para pequenas variações de Ce. Na saturação, qe se torna constante, independentemente do aumento de Ce, de modo que a equação de Freundlich não pode mais ser utilizada.


Objetivo
Estudar a adsorção do ácido acético pelo carvão, em função da concentração do
ácido em soluções aquosas, e determinar as constantes de adsorção de isoterma de Freündlich....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Adsorção
  • Adsorção
  • Adsorção
  • adsorção
  • Adsorção
  • adsorção
  • adsorção
  • Adsorção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!