Adsorção

Páginas: 3 (694 palavras) Publicado: 28 de janeiro de 2013
ADSORÇÃO
Sabe quando os aromas dos alimentos acabam se misturando na geladeira? Você vai tomar um copo d'água e descobre que, de inodora, ela acabou é ficando com o cheiro das sobras do almoço. Umadica comum para evitar essa mistura de aromas é colocar um pouco de pó de café em um potinho e deixá-lo na geladeira. Melhor ainda se, no lugar de pó de café, você utilizar carvão ativado. Mas por queesses artifícios funcionariam? Os odores possuem algum tipo de preferência pelos pós?
Interações sólido-líquido e sólido-gás
Você sabe que as moléculas apresentam interações razoáveis entre si,principalmente nos estados sólido e líquido, onde a densidade é alta e há grande proximidade entre as moléculas. Moléculas de gases também interagem, porém bem menos, devido a uma maior distância entreessas moléculas e à sua relativa agitação.

Mas, o que é que ocorre nas interfaces entre duas substâncias diferentes - por exemplo, um sólido e um gás? Ora, pode também haver interação entremoléculas:
|

Quando a interação é entre um sólido e um fluido - um líquido ou gás -, o fenômeno é chamado de adsorção. Continuam valendo as interações entre moléculas estudadas em ligações químicas:ponte de hidrogênio, dipolo-dipolo, dipolo-dipolo induzido, etc. Portanto, a interação entre as moléculas do fluido e do sólido dependerá das propriedades das substâncias em contato; algumas sãofortemente adsorvidas, outras não.

Note que o sólido, o adsorvente, pode ser uma substância metálica (por exemplo, platina ou paládio, usados como catalisadores), uma substância covalente - como o carvão- ou mesmo iônico. Já as espécies químicas do fluido podem ser moléculas ou íons. Além disso, a adsorção em geral é facilitada por temperaturas baixas. E o fenômeno inverso - dessorção - é facilitadopelo aquecimento do sistema, que libera as moléculas para o líquido ou gás.
Adsorção depende da superfície
Talvez você estranhe o nome "adsorção" ao invés de "absorção". A diferença é proposital,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Adsorção
  • Adsorçao
  • Adsorção
  • Adsorção
  • adsorção
  • Adsorção
  • adsorção
  • adsorção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!