adsdada

5447 palavras 22 páginas
ENSINAR HISTÓRIA NO SÉCULO XXI: DILEMAS CURRICULARES

Helenice Ciampi1

RESUMO
O artigo focaliza as matrizes curriculares na contemporaneidade, identifica a tradição francesa e americana e seu lugar na organização curricular brasileira.

PALAVRAS CHAVES: Currículo, Competências, Conhecimento escolar.

ABSTRACT
The article focuses on the arrays in the contemporary curriculum, identifies the French tradition and its place in American and Brazilian curriculum.

KEY WORDS: Curriculum, Skills, Knowledge school

Introdução

Dentre os desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo, Nóvoa (2006) assinala dois: a crise da identidade da escola e os seus efeitos na concepção e na prática da nossa atividade profissional. Refletir sobre o ensino de História, hoje, implica em pensar o papel do professor e da escola no século XXI, ou seja, em questionar-se sobre os dilemas que enfrenta hoje a escola e, por decorrência, o professor (NÓVOA, 2006). O excesso de missões que a sociedade atribuiu à escola acabou por sufocá-la, impedindo-a de “respirar”. Daí o paradoxo: de um lado, excesso de funções e, de outro, a fragilidade do estatuto docente. Desde a década de noventa do século XX, reforçou-se uma série de processos de exclusão dos professores, ocasionando, em paralelo, uma redefinição das funções sociais e profissionais a eles tradicionalmente atribuídas. De um lado, ocorre a glorificação da sociedade do conhecimento e, de outro, o desprestígio da profissão docente e de suas condições de trabalho. São paradoxos que precisamos enfrentar para tentar superá-los.
1

Professora Titular da PUC/SP. Coordenadora do GT de Ensino da ANPUH - Seção São Paulo. Este artigo constitui parte da exposição na Mesa Redonda ocorrida no XX Encontro Regional da ANPUH Seção São Paulo, em Franca, em 10/09/2010.

Desde o final do século XX e início do XXI, inúmeras mudanças - como a nova ordem mundial, a revolução tecnológica e a midiatização, e também o

Relacionados

  • adsdadas
    365 palavras | 2 páginas
  • adsdada
    1408 palavras | 6 páginas