ADs Atividade Avaliativa AA4

462 palavras 2 páginas
Universidade Federal Fluminense – UFF
Curso de Graduação em Administração Pública
Disciplina: Psicologia Organizacional
Aluno: Adilson Meirelles

Matrícula 14213110161

Polo: Nova Iguaçu
AD4: Atividade Avaliativa 4

Liderança é a capacidade que um indivíduo tem de influenciar seus pares. No modelo de administração concebido por Taylor, no início da Administração Científica, a liderança era concebida como algo inerente ao chefe, um modelo autocrático de liderar. Com o advento da teoria comportamental na Administração, estabeleceu-se um novo modelo em que a liderança passa a ser entendida como decorrente da interação entre os indivíduos no grupo, donde surge um entre os muitos – esse é o líder.
Não nos atenhamos nem tanto a um, nem tanto ao outro modelo. A liderança é uma
“capacidade” de alguns indivíduos. Decorre do cargo que o individuo ocupa na sua comunidade/organização? Sim! Pode ser exercida por alguém sem cargo formal? Sim também. É inata? Sim! Pode ser desenvolvida? Sim também!
Em todos os grupos sociais haverá aquele que será seguido pelos outros. Nas organizações caberá aos gerentes identificar esses indivíduos com o intuito de cooptá-los para exercer sua liderança em prol da organização. Por que não nos enganemos, o líder também pode influenciar negativamente. Se os gerentes de uma instituição conseguem identificar os líderes dentre seus comandados, e trazê-los a seu lado, suas dificuldades em motivar a equipe serão amenizadas, pois compartilhadas com outro. Os cabeças de uma organização também podem, e devem, contribuir para o surgimento de novas lideranças, fazendo surgir nos seus comandados as características mais comuns aos líderes, tais como confiabilidade, inspiração, a capacidade de imaginar e perseguir o futuro, a habilidade para realizar as tarefas e a resiliência para adaptar-se às diversas situações que se lhe apresentarem. Ao agir assim, os gerentes estarão também se tornando líderes. Pelo compartilhamento de poder, autoridade e

Relacionados

  • ATPS Meio Ambiente
    15134 palavras | 61 páginas
  • tcc matemática
    66703 palavras | 267 páginas
  • boneco
    70524 palavras | 283 páginas
  • Plano de Língua Portuguesa
    81742 palavras | 327 páginas