adrinistração financeira

426 palavras 2 páginas
FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA
RELATÓRIO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

ADMINISTRAÇÃO

NOME SÉRIE RA
EDVALDO R. ALMEIDA 5° A 2504060438

PROFESSORA: REGINA FILOMENA PEREIRA

Sumário

FICHA DE ESTÁGIO pág.2
INTRODUÇÃO pág.4 e 5
OBJETIVO pág.6
ROTINA DO ESTÁGIO pág.7
CONCLUSÃO pág.8
FONTE pág.9

INTRODUÇÃO
Empresa Saae
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) foi criado pela Lei número 1.390, de 31/12/65, como entidade autárquica municipal, com personalidade jurídica própria, sede e foro na cidade de Sorocaba, dispondo de autonomia financeira e administrativa dentro dos limites estabelecidos pela referida Lei.
A história do sistema de distribuição de água no município de Sorocaba, porém, tem como marco um sobressalto ocorrido em 1885, com a primeira greve de trabalhadores do setor. Eram os pipeiros, carroceiros que retiravam água do rio Sorocaba e transportavam em carroções-pipa para vender à população.
A Câmara Municipal lançou então um decreto proibindo os pipeiros de retirarem água naquele local, o que bastou para que esses trabalhadores fizessem greve e deixassem a cidade sem água. Ganharam a causa, mas pouco tempo depois a cidade já possuía água encanada e rede de esgoto e os pipeiros deixaram de existir.
Em fevereiro de 1886, portanto há pouco mais de um século, era realizada a cerimônia de inauguração da primeira tubulação para conduzir água, destinada ao abastecimento da população. Essa rede iniciava-se em uma pequena barragem, construída pela então Estrada de Ferro Sorocabana, do manancial de vila Barão, próximo ao córrego Supiriri. Esse encanamento atingia a praça Coronel Fernando Prestes, passando pelo largo do Mercado Municipal e chegando ao largo do Rosário (praça Dr. Ferreira Braga).
Em 1902, diante da escassez de água motivada pelo secamento da captação de vila Barão, jorrou água agora captada no manancial de Cubatão, com a instalação da primeira adutora. Em

Relacionados