Adpratica De Ensino Aline

959 palavras 4 páginas
1A noção de patrimônio, portanto, no contexto da atualidade, tem exposto cruamente a sua própria historicidade, ideia inconcebível para os nacionalismos que a engendraram no mundo moderno, a partir do século XIX.
A noção de patrimônio então concebida estava irremediavelmente atrelada ao surgimento dos Estados nacionais, e ao processo de formação da nação dele integrante, em que se verificou um enorme investimento na invenção de um passado nacional.
2 As origens da noção de patrimônio remontam à França revolucionária, época em que a ideia de nação era sentida como algo completamente novo, significando grandes rupturas com a visão de mundo existente. A criação do novo calendário revolucionário seria, sem dúvida, a marca retórica mais significativa desse fato. Segundo Benedict Anderson, “Nenhuma revolução posterior teve essa sublime confiança na novidade, mesmo porque a
Revolução Francesa foi vista como ancestral” (Anderson, 2008, p. 264). O momento imediatamente subsequente, no entanto, de acordo com Dominique
Poulot (1997), delineava novas representações a respeito do assunto, inaugurando uma leitura genealógica do nacionalismo como a expressão de 5 uma tradição histórica de continuidade serial, iniciando-se, assim, a produção de uma história ancestral da nação (ou seja, anterior mesmo à sua existência).
Esse processo levou os franceses a “relembrarem” antigos fatos como uma história própria e familiar, passando a reconhecer, nessa história, guerras e disputas ocorridas há trezentos anos ou mais como “antigos fratricídios”
(Anderson, 1991, p. 199 ss.). C

1A noção de patrimônio então concebida estava irremediavelmente atrelada ao surgimento dos Estados nacionais, e ao processo de formação da nação dele integrante, em que se verificou um enorme investimento na invenção de um passado nacional.

2As origens da noção de patrimônio remontam à França revolucionária, época em que a ideia de nação era sentida como algo completamente novo,

Relacionados