ADPA - Vários temas

1895 palavras 8 páginas
1997 – Protocolo de Kyoto (pretendia que os países mais industrializados tivessem um meta, que era reduzir a emissão desses gases do efeito estufa. Eua: 8% ; União Européia 7% China 6%; +-. Bush não assinou o protocolo não queria diminuir a economia, tinha ligação com produção de petróleo.
Acordo assinado na cidade de Kyoto no Japão, entro em vigor em 2005, prevê a redução na emissão dos gases responsáveis pelo aquecimento global. O protocolo prevê que até 2012 será feito um corte de 5,2% da emissão dos gases. O Protocola também apresentou instrumentos que poderiam ser utilizados para atingirem as metas de redução:
A) Compromisso doméstico: os países devem formular politicas nacionais de aumento da eficiência energética e substituição de fontes de energia (energia dos combustíveis fosseis não se renovam substituir com energia alternativa, que se renova).
B) Comércio de emissões: dentro de um limite, permite-se que um país desenvolvido compre créditos de carbono de outro país que já tenha cumprido a meta de redução. (créditos de carbono: paga para compensar o que emitiu a mais);
C) Desenvolvimento limpo: esses créditos, a serem descontados no inventário das emissões de cada país, também poderiam ser adquiridas por meio de investimentos em projetos de eficiência energética.
Aquífero Guarani
Aquífero é um grande reservatório de águas subterrâneas localizadas a centenas de metros de profundidade. Pesquisas indicam que o território brasileiro abriga 27 aquíferos, sendo que o maior em extensão e em volume de água é o Aquífero Guarani.
Com cerca de 1,2 milhão de quilômetros quadrados, o Aquífero Guarani está presente em quatro países sul-americanos: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Aproximadamente 70% desse reservatório de água está localizado no Brasil, espalhado pelo subsolo de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A estrutura geológica da região que abrange o Aquífero Guarani é

Relacionados

  • Degradação e Estabilização de Polimeros
    96884 palavras | 388 páginas