adoção para homosesuais

1734 palavras 7 páginas
INTRODUÇÃO A união entre pessoas do mesmo sexo constitui uma entidade familiar e preenche os requisitos para a adoção? Está a sociedade preparada para aceitar a regulamentação da adoção por casais homo afetivos, permitindo assim uma atuação por parte do legislador?
A Constituição Federal, em seu artigo 226, §3º faz menção do que vem a ser entidade familiar, ou seja, esta reconhecida como união estável entre homem e mulher.
Se for considerado este um artigo taxativo, restringindo assim a formação da união estável apenas por pessoas de sexo diferentes, pode-se dizer que a união entre pessoas de sexo diferentes não constitui modalidade de entidade familiar. Interpretando-se o §3º do referido artigo da Constituição Federal como exemplificativo, tendo em vista a mentalidade social e a do legislador na época de sua elaboração, entende-se a união homoafetiva constituidora de entidade familiar, tal como a família monoparental, formada pelos ascendentes e descendentes; e a família formada por apenas os irmãos.
Devido ao fato de todos os tipos de convivência acima relatados preencherem os requisitos do artigo 2º, da lei 9278/96; podem estes serem plenamente considerados como união estável.
Requisitos para adoção são encontrados no caput do artigo 42 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A orientação sexual de uma pessoa não interfere em nenhum desses requisitos, estando apenas alencados que os adotantes devem ser maiores de 21 anos de idade, não importando seu estado civil.
Fica assim observado que uma pessoa solteira, independente de sua opção sexual, poderá adotar uma criança, sendo que, num ambiente familiar, essa criança irá conviver com o parceiro do adotante, se for esse o caso; logo, vedando-se a adoção por esses casais somente faz ocorrer, em relação ao adotado, a não disposição dos direitos sucessórios a ele pertencente, violando-se, assim, o Princípio do Melhor Interesse da criança. Uma norma viria apenas para regulamentar uma situação

Relacionados

  • RESUMO MONOGRAFICO
    35098 palavras | 141 páginas