ADORNO A EDUCA O CONTRA A BARB RIE

4192 palavras 17 páginas
08/07/2015

A EDUCAÇÃO CONTRA A BARBÁRIE

A EDUCAÇÃO CONTRA A BARBÁRIE
Escrito por Theodor Wiesengrung Adorno
Ter, 28 de Outubro de 2003 03:00
A EDUCAÇÃO CONTRA A BARBÁRIE
Theodor Adorno
Adorno – A tese que gostaria de discutir é a de que desbarbarizar tornou­se a questão mais urgente da educação hoje em dia. O problema que se impõe nesta medida é saber se por meio da educação pode­ se transformar algo de decisivo em relação à barbárie. Entendo por barbárie algo muito simples, ou seja, que, estando na civilização do mais alto desenvolvimento tecnológico, as pessoas se encontrem atrasadas de um modo peculiarmente disforme em relação a sua própria civilização — e não apenas por não terem em sua arrasadora maioria experimentado a formação nos termos correspondentes ao conceito de civilização, mas também por se encontrarem tomadas por uma agressividade primitiva, um ódio primitivo ou, na terminologia culta, um impulso de destruição, que contribui para aumentar ainda mais o perigo de que toda esta civilização venha a explodir, aliás uma tendência imanente que a caracteriza. Considero tão urgente Impedir isto que eu reordenaria todos os outros objetivos educacionais por esta prioridade.
Becker ­­— Quando formulamos a questão da barbárie de um modo tão amplo, então, é evidente, é muito fácil angariar apoio, porque obviamente todos serão de imediato contrários à barbárie. Mas se quisermos testar como a educação pode interferir nesse fenômeno ou agir profilaticamente para evitá­ lo, parece­me necessário caracterizar com mais precisão o que é a barbárie e de onde ela surge. Neste caso precisamos indagar se uma pessoa em todos os sentidos compensada, temperada, esclarecida, livre de agressões e, portanto, não motivada à capacidade da agressão, constitui em si um produto almejável da sociedade.
Adorno — Eu começaria dizendo algo terrivelmente simples: que a tentativa de superar a barbárie é decisiva para a sobrevivência da humanidade. A obviedade a que o senhor se referiu

Relacionados

  • Metodo de paulo freire
    6243 palavras | 25 páginas
  • Psicologia
    182503 palavras | 731 páginas