Adonto

929 palavras 4 páginas
FACIMP – faculdade de imperatriz
ODONTOLOGIA 3° PERÍODO

EUTANÁSIA E SUICÍDIO

Trabalho apresentado à Faculdade de Imperatriz (FACIMP), no Curso de Odontologia, sobre Eutanásia e Suicídio, como requisito para a obtenção de nota para a disciplina de Bioética.

Prof: Jarédes

IMPERATRIZ – MA 2012

INTRODUÇÃO Eutanásia é a prática pela qual se abrevia a vida de um enfermo incurável de maneira controlada e assistida por um especialista. Classifica-se em eutanásia ativa, conta com o traçado de ações que têm por objetivo por término à vida, na medida em que é planejada e negociada entre o doente e o profissional que vai levar a termo o ato.
Eutanásia passiva, por sua vez, não provoca deliberadamente a morte, no entanto, com o passar do tempo, conjuntamente com a interrupção de todos e quaisquer cuidados médicos, farmacológicos ou outros, o doente acaba por falecer.
Segundo Durkheim o suicídio é um ato do indivíduo e que não afeta senão o indivíduo, parece que ele deve depender exclusivamente de fatores individuais, relevando portanto unicamente à psicologia.

A tentativa é o ato assim definido, mas interrompido antes que resultasse na morte. O suicídio classifica-se em: suicídio egoísta, altruísta e anômico. Suicídio Egoísta não é preciso mostrar que, em tal estado de perturbação, as menores causas de desânimo podem facilmente dar origem a resoluções desesperadas. Se a vida não vale a pena que se a viva, tudo se torna pretexto para se desembaraçar dela. Suicídio Altruísta, esse tipo de suicídio ocorria com mais freqüência nas sociedades primitivas. São sociedades em que o indivíduo sente que tem obrigação de fazê-lo. Para se desembaraçar de uma vida insuportável. Suicídio Anômico, é aquele que ocorre em uma situação de anômia social. Em uma situação de crise econômica por exemplo, na qual há uma desrregulação das regras normais da sociedade, certos indivíduos ficam em uma situação inferior a que ocupavam

Relacionados

  • edital prefeitura 01 2015 pdf 55
    30731 palavras | 123 páginas