Adolescentes

Páginas: 19 (4615 palavras) Publicado: 3 de maio de 2013
Intervenção grupal em pacientes adolescentes com obesidade e seus familiares: relato de experiência
I Universidade Presbiteriana Mackenzie 
II Hospital Cândido Fontoura

Resumo: O objetivo geral foi proporcionar espaço paraabordar aspectos emocionais e comportamentais associados ao quadro clínico e estabelecer relações com as dificuldades na adesão ao tratamento. Realizaram-se sete encontros semanais, com atividades que propiciaram reflexão sobre questões como: auto-estima, ansiedade, limites e dificuldades na manutenção das dietas e das atividades físicas regulares. A proposta possibilitou compartilhar vivências,debater atitudes, abordar insatisfações e desconfortos e perceber a necessidade de se responsabilizarem pelo tratamento através da mudança de determinados comportamentos. Tal experiência ilustrou a importância de considerar os aspectos emocionais envolvidos na obesidade, favorecendo uma visão mais abrangente do paciente.

O presente artigo tem como objetivo geral relatar e discutir a experiênciade uma intervenção psicológica grupal em pacientes jovens com quadro de obesidade e sobrepeso e de seus familiares em um hospital na cidade de São Paulo. O trabalho foi realizado por uma dupla de estagiárias do último ano do curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, supervisionadas pela professora da área e orientadas pela psicóloga da instituição hospitalar.
O convite para aparticipação da Psicologia no trabalho com jovens surgiu a partir da demanda de um trabalho interdisciplinar, uma vez que os pacientes eram acompanhados exclusivamente pelas equipes de endocrinologistas e nutricionistas da instituição, que, na prática, observavam a baixa adesão ao tratamento por parte dos jovens e pequena colaboração de seus familiares nesse processo. As maiores dificuldades dosjovens consistiam em seguir corretamente as dietas propostas, realizar os exames necessários, comparecer às consultas agendadas e dar continuidade às atividades físicas sugeridas, o que resultava na manutenção ou no aumento do peso.
O trabalho psicológico nesse contexto teve a função de ampliar a percepção do paciente em relação ao seu corpo, à sua auto-estima, as suas relações interpessoais e aosfatores emocionais e comportamentais presentes no processo de tratamento. Além disso, objetivou fornecer informações sobre a doença e sobre as formas de auto-cuidado e de alternativas para conseguir melhora em sua saúde e qualidade de vida.
Vasques, Martins e Azevedo (2004) afirmam que a obesidade, por sua caracterização e etiologia multifatorial, é uma condição que tem merecido atenção e estudosde diversas áreas de especialidades, particularmente a psiquiatria e a Psicologia. Ballone e Moura (2007) colocam que há duas tendências sociais cruciantes para pessoas acima do peso ideal; uma é a grosseira e desumana discriminação estética, e a outra é encarar o obeso como uma pessoa que não tem força de vontade e que é assim porque é preguiçoso. Algumas vezes, isso gera preconceito em relação àpessoa obesa e maiores dificuldades para relacionamentos sociais e afetivos. Segundo os autores, a obesidade é considerada hoje uma doença crônica que provoca ou acelera o desenvolvimento de muitas outras doenças. Vários fatores podem contribuir para causar a obesidade, como: doenças endocrinológicas, alterações genéticas, idade, ausência de atividade física e comportamento alimentar alterado einadequado, entre outros.
A transmissão familiar da obesidade é bem conhecida. No entanto, membros da mesma família estão expostos a hábitos culturais e dietéticos que acabam influenciando, sobremaneira, o ganho de massa corporal. Na infância, o manejo pode ser ainda mais difícil do que na fase adulta, pois está relacionado a mudanças de hábitos e a disponibilidade dos pais, além de uma falta de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que é adolescente
  • adolescente
  • Adolescente
  • adolescentes
  • Adolescente
  • adolescente
  • Adolescentes
  • ADOLESCENTES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!