ADOLESC NCIA TRABALHO MARINA

3136 palavras 13 páginas
ADOLESCÊNCIA

A adolescência marca a transição entre a infância e idade adulta. Segundo Papalia (2006, p.441) a adolescência apresenta algumas características que marcam este período:

O início da adolescência (aproximadamente dos 11 ou 12 aos 14 anos de idade), a transição de saída da infância, oferece oportunidades de crescimento - não apenas em dimensões físicas, mas também em competência cognitiva e social, em autonomia, em auto-estima e em intimidade. Esse período também possui grandes riscos. Alguns jovens têm dificuldade para lidar com tantas mudanças de uma só vez e podem precisar de auxílio para superar os perigos ao longo do caminho. A adolescência é uma época de aumento da diferença entre a maioria dos jovens: alguns estão direcionados a uma idade adulta satisfatória e produtiva, enquanto uma minoria considerável (de aproximadamente 20%) terá que enfrentar muitos problemas.

INFLUÊNCIAS FAMILIARES

Através de pesquisas descobriu-se que as crianças e adolescentes, que os pais ouviam suas opiniões, preocupavam em esclarecer suas dúvidas e tratavam seus filhos com humor e elogios, apresentavam uma maior evolução, em relação àqueles jovens que os pais impunham lições e deveres sem os deixar questionar ou expor suas opiniões.

ENVOLVIMENTO DOS PAIS E OS ESTILOS PARENTAIS

Se a maioria dos pais se preocupasse com a educação dos seus filhos, os acompanhando, observando o seu desenvolvimento na escola, conversando com os professores, ou seja, se envolvessem com a vida escolar da criança, ajudariam a influenciar positivamente o seu desempenho educacional. O envolvimento parental está relacionado com a forma de criação.
A primeira delas é a forma democrática que através do afeto, da comunicação e do auxílio emocional, conseguem manter um equilíbrio sem deixar de fazer as exigências necessárias. A segunda são os pais autoritários que não se importam com os desejos e opiniões de seus filhos, sendo rígidos e os amedrontando com punições. E por último os

Relacionados

  • Psicologia
    182503 palavras | 731 páginas