Adolescência

Páginas: 6 (1331 palavras) Publicado: 11 de março de 2013
ADOLESCÊNCIA
* É uma etapa intermediária do desenvolvimento humano, entre a infância e a fase adulta. Este período é marcado por diversas transformações corporais, hormonais e até mesmo comportamentais. Observou-se que esse sujeito não era mais uma criança, pois já havia deixado para trás a dependência absoluta dos adultos, no entanto ainda não possuía autonomia suficiente para assumir astarefas presentes nesse mundo adulto, que se mostrava mais complexo do que em épocas anteriores. Assim, a sociedade começou a identificar uma fase cronologicamente posterior e diferenciada da infância e da vida adulta: a adolescência.
* A adolescência, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é definida como o período da vida a partir do qual emergem as características sexuaissecundárias e se desenvolvem processos psicológicos e padrões de identificação que evoluem o indivíduo da fase infantil para a adulta.

* Do ponto de vista psicológico, a adolescência é caracterizada por intensos processos conflituosos e persistentes esforços de auto-afirmação. Corresponde à fase de absorção dos valores sociais e elaboração de projetos que impliquem plena integração social.
ASPECTOSPSICOLÓGICOS
* Nesta fase, os adolescentes podem variar muito e rapidamente em relação ao humor e comportamento. Agressividade, tristeza, felicidade, agitação, preguiça são comuns entre muitos adolescentes neste período.
* A inconstância, nesse caso, é sinônimo de ajuste. É a maneira que os jovens encontram para tentar se adaptar ao fato de não serem mais crianças - nem adultos. Diante deum corpo em mutação, precisam construir uma nova identidade e afirmar seu lugar no mundo. Por trás de manifestações tão distintas quanto rebeldia ou isolamento, há inúmeros processos psicológicos para organizar um turbilhão de sensações e sentimentos. A adolescência é como um renascimento, marcado, dessa vez, pela revisão de tudo o que foi vivido na infância.
* Uma marca comum da maioria dosadolescentes é a necessidade de fazer parte de um grupo. As amizades são importantes e dão aos adolescentes a sensação de fazer parte de um grupo de interesses comuns.
* O pensamento mágico é inerente ao desenvolvimento psicológico do adolescente. Corresponde à idéia preconcebida de que nada de ruim poderá acontecer consigo, independente das ações praticadas. Na realidade, é uma exposição aorisco, partindo do pressuposto de que o dano não possa acontecer. É dirigir em alta velocidade, achando que nada pode acontecer; é ter relações sexuais, sem preservativo, achando que não poderá adquirir alguma doença sexualmente transmissível ou ocorrer uma gravidez; enfim, é andar na linha do “limite de sua capacidade”. De acordo com Domingues (1997), vivenciar situações de perigo não é só umgrande desafio, mas pode ser o determinante da condição de adolescente. Isso porque tais situações abrem a possibilidade de descobrir o novo, de testar os próprios limites e de experimentar “emoções inusitadas”. O pensamento mágico, quando somado à falta de maturidade do adolescente, à curiosidade de experimentar o novo e à perspectiva do desafio, resulta, quase que invariavelmente, em um dano. Emrelação à possibilidade de engravidar, ao ter uma relação sexual desprotegida, a maioria dos adolescentes, mesmo conhecendo algum método contraceptivo, deixa de utilizá-lo.

A VIDA SEXUAL É INICIADA CADA VEZ MAIS CEDO

1. Eles são inexperientes e imaturos no tempo de convivência com o parceiro: o conhecem por poucos dias, ou até poucas horas, antes do ato sexual. Com essa falta de intimidade,fica difícil dizer para o outro: "sem camisinha não transo".
2. Os jovens são pressionados pela turma, pela cultura e pela sociedade. Muitas adolescentes, com medo de serem rejeitadas pelos amigos, cedem às pressões do parceiro.
3. quando a filha não é elogiada pela família, acaba procurando aprovação em outras pessoas, que podem se aproveitar dela.
4. A gravidez na adolescência...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A adolescência
  • Adolescência
  • Adolescência
  • Adolescência
  • Adolescência
  • Adolescência
  • A Adolescência
  • adolescencia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!