Adolescência x droga

Páginas: 13 (3125 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
ADOLESCÊNCIA X DROGA
Sueli Menezes
Se por um lado o mercado das drogas está em crescimento, por outro lado está cada vez menor a faixa de idade dos adolescentes que entram nesse submundo. Para entendermos um pouco mais o porque de cada vez mais jovens estarem envolvidos em drogas, precisamos antes falar sobre as modificações que ocorrem numa fase da vida pela qual todos nós passamos: aadolescência. Uns conseguem vivê-la sem problemas significativos, porém todos a vivem (ou viveram) com conflitos.
Os conflitos da adolescência sempre existiram. É um assunto em pauta ao longo das gerações. Desde antes de Cristo, esses conflitos já eram descritos pelo filósofo grego Sócrates (470 a.C. - 399 a.C.) "Os jovens rebelam-se contra a autoridade e não respeitam os mais velhos. Contradizem seuspais, cruzam as pernas e tiranizam seus mestres"; e Aristóteles (383 a.C. - 322 a.C.) "São cheios de esperança, por não haverem sofrido muitos desenganos e se comprazem na convivência valorizando, mais que as pessoas de outras idades, a amizade e o companheirismo, já que buscam mais o amigo do que o interesse. Tudo fazem com excesso: se amam, se odeiam, se enfim, agem, o fazem com veemência".Adolescência e puberdade caminham juntas.
A adolescência é o amadurecimento emocional e a puberdade o amadurecimento físico, as transformações biofisiológicas que objetivam a maturação sexual, tem seu início entre 11, 12 anos e se completa por volta dos 15,17 anos. Na menina seu início é marcado pela menarca (primeira menstruação) e no menino pela primeira ejaculação com semem. E as transformaçõesque ocorrem na puberdade, influenciam no amadurecimento emocional. Essas mudanças da puberdade geram um enorme conflito, o que contribui para o amadurecimento emocional. É nesse momento que surgem os lutos:
O luto pelo corpo infantil: A voz começa a mudar, e outras mudanças ocorrem sem que possam exercer algum controle a essas mudanças. O adolescente se sente impotente para controlar essastransformações. E no afã de não "perderem" seus corpos o marcam com tatuagens ou pierces (espécies de brincos colocados no umbigo, sobrancelha, língua, etc.), ou se sentem envergonhados de seu próprio corpo. Um corpo diferente, desconhecido, novo.

O luto pela definição sexual: Nessa fase da adolescência começa a se pensar na diferenciação sexual. Precisa haver uma definição e uma postura condizentecom o seu sexo, o que até então não era pensado com tanta responsabilidade.

O luto pelos pais da infância: Os pais, grandes heróis, agora são vistos como seres humanos falíveis, susceptíveis a erros, a fracassos e a tantos sentimentos que não os fazem mais serem vistos como invencíveis.

O luto pelo papel e pela identidade infantil: O conflito entre serem dependentes ou independentes.Entrar no mundo dos adultos é um misto de desejo e temor. Significa a perda definitiva da condição de ser criança.
E é em meio a todos esses conflitos que a droga surge como um elemento capaz de solucioná-los. Oferece uma fuga à realidade e por alguns instantes, sob o efeito dela, se sente o todo-poderoso, "em paz", independente (pois se torna "onipotente de fato"). E é em meio a tantas mudanças, noafã de conquistar a tão sonhada independência, que se junta a grupos. E com medo de não ser aceito por eles, se submete às suas regras. A busca pela independência o leva a ser dependente das regras desse grupo e muitas vezes dependente da droga. É neste ajuntamento que ele consegue muitas vezes ser ouvido na sua "linguagem", pois para eles os pais são ultrapassados, caretas e não sabem nada davida. Ocorre que muitas vezes a regra desse grupo é se drogar. E se em casa não houve um diálogo suficientemente capaz de envolvê-lo, ele facilmente, e fatalmente, cederá a essas regras. Vale ressaltar que se unir a grupos é extremamente saudável. Quando não o consegue é um sintoma de dificuldade na elaboração dos lutos. O que não é saudável é negar-se, se despersonalizar em função do outro.
O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • drogas na adolescencia
  • Drogas na Adolescencia
  • Drogas e adolescencia
  • Drogas na adolescencia
  • Drogas na adolescencia
  • Drogas na adolescencia
  • DROGAS NA ADOLESCÊNCIA
  • Drogas e Adolescência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!