Adolescência perdida

Páginas: 7 (1587 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2011
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

SIMARA FRANCISCA TEIXEIRA

A ADOLESCÊNCIA PERDIDA

Sete Lagoas
2011

SIMARA FRANCISCA TEIXEIRA

A ADOLESCÊNCIA PERDIDA

Trabalho apresentado ao Curso (serviço social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [].

Orientador: Prof. Lisnéia Rampazzo, Geane, Gleiton Lima, Rosane

Sete Lagoas
2011

AADOLESCÊNCIA PERDIDA

No nosso mundo de hoje os vários casos de adolescentes no mundo da criminalidade vem aumentando cada vez mais.O adolescente que comete um crime na comunidade de hoje não e punido como deveria pois tem leis que protege os adolescentes .
E como podemos ver esses caso q acontece nas comunidades à maioria sempre vem de famílias pobres. E com o passar do tempo pai e mãenão deram mais conta de controlar os seus filhos e acabaram deixando de lado.Os jovens vão fazendo cada vez mais coisas piores se envolvendo com drogas , assaltos e etc... ai vem às passagens pela policia sendo as mesmas encaminhadas para o ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente e se responsabiliza pelo adolescente que praticou o ato infracional.
Estes tem objetivo de aplicar medidassócios educativas dando apoio psicológicos entre outros.O momento mais difícil da vida de um ser humano e a adolescência, pois e a fase que necessita de liberdade adequada mas sempre com a segurança da normas, ajudando –o a se adaptar as mudanças sem gerar graves conflitos com seu ambiente e a sociedade .A adolescência e uma fase na qual a criança passa por varias transformações na qual ela passa aser mais cobrada em relação a estudo, profissão,emprego,relações familiares e sociais entre varias outras coisas.Então e ai que muito desses jovens adolescentes procuram um meio para resolver seus problemas e muitas vezes procura soluções rápidas e acaba encontrando a criminalidade como saída.
Para o Estatuto da Criança e do Adolescente são considerados autores de infração apenas adolescentesde 12 a 18 anos e os jovens de 18 a 21 anos,nos casos expressos em lei (art.2 ECA).Estudos realizados no pais mostra que atos inflacionais praticados por adolescentes são em maioria aqueles relacionados ao patrimônio,e esses adolescentes são punidos com medidas sócio educativas, podendo inclusive ser privado de liberdade por ate três anos.
As circunstancias que levam um adolescente a se tornarinfrator são muitas às vezes complexas e variadas como já havia mencionado, esta relacionado á família,ausência, o abandono, os maus tratos,privações materiais, alcoolismo, drogas a estrutura social também influencia nesse agravamento com a saúde,escola, lazer,o estado,e a sociedade.
Muitos delitos praticados por adolescentes estão também, relacionado ao consumo de drogas, antigamente erammais vistos no mundo dos adultos usando drogas mais agora também faz parte do mundo das crianças e adolescentes que acabaram se tornando os maiores usuários de drogas.Sendo assim muitos são os fatores que levam um adolescente á cometer delitos,fatores que geralmente independem da classe econômica,pois esses delitos estão associados à formação geral do individuo.Já que adolescência e o período detransformação de identidade do jovem.
Podemos dizer que a historia da infância e da juventude no Brasil pode ser divida em dois momentos, o antes e o depois da ECA. Pois elevaram as crianças e adolescentes á categoria de cidadão abrindo caminho para uma nova realidade histórico-social, que possibilitou que os adolescentes em conflito com a lei não fosse tratados apenas como sujeitos de direito,mas como cidadãos. Sendo assim surge o ECA, representou um marco divisório na questão da infância e juventude no Brasil pelos avanços conquistados, entre eles considerou crianças e adolescentes “sujeitos de direitos” preconizando ampla garantia dos direitos pessoais e sociais. O cometimento e delito passou a ser, "analisado, assegurando garantias processuais e penais presunção de inocência a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cera Perdida
  • decada perdida
  • adolescencia
  • A adolescência
  • Adolescência
  • Adolescência
  • Adolescência
  • Cera perdida

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!