Adolescência - Aspectos afetivo-emocionais e cognitivos

Páginas: 20 (4979 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2014
Adolescência
Aspectos afetivo-emocionais e cognitivos









Maringá
2010


Introdução

O presente trabalho irá falar sobre a síndrome da adolescência normal, no qual para Abesrastury e Knobel (2008) é como um fenômeno que está incluído na história do desenvolvimento humano. Para o autor, o elemento sócio-cultural influi em manifestações da adolescência, eatrás dessa expressão sócio-cultural existe ainda um envolvimento psicobiológico que dá características universais para esta fase da vida.
Este trabalho abrangerá aspectos relacionados aos relacionamentos afetivos que este adolescente está envolvido: escola, família. Falará também sobre o desenvolvimento cognitivo nesta fase de desenvolvimento humano.

Desenvolvimento

De acordo com a teoriade Piaget o desenvolvimento intelectual é considerado como tendo dois componentes: o cognitivo e o afetivo. Embora nem sempre seja focalizado por psicólogos e educadores, o desenvolvimento afetivo se dá paralelamente ao cognitivo e tem uma profunda influência sobre o desenvolvimento intelectual. Segundo Piaget o aspecto afetivo por si só não pode modificar as estruturas cognitivas, mas podeinfluenciar que estruturas modificar.
Se o desenvolvimento afetivo se dá paralelamente ao desenvolvimento cognitivo, as características mentais de cada uma das fases do desenvolvimento serão determinantes para a construção da afetividade. Os conceitos morais são construídos da mesma forma que os conceitos cognitivos. As crianças assimilam as experiências aos esquemas afetivos do mesmo modo queassimilam as experiências às estruturas cognitivas.
Durante o estágio das operações formais que em média começa em torno dos onze ou doze anos, uma criança desenvolve o raciocínio e a lógica necessária a solução de todas as classes de problemas. Após o desenvolvimento das operações formais, as mudanças nas capacidades mentais, no que se refere às estruturas e operações lógicas, passam a ser quantitativase não mais qualitativas. A qualidade do raciocínio que uma pessoa é capaz de realizar não progride após este estágio, mas o conteúdo e a função da inteligência podem progredir.
O desenvolvimento afetivo durante o estágio das operações formais é caracterizado por dois fatores principais: o desenvolvimento dos sentimentos idealistas e a continuação da formação da personalidade.
Portanto éfundamental cuidar do aspecto afetivo no processo ensino-aprendizagem. É necessário compreender que a criança é uma criança diferente cognitiva e afetivamente falando a cada fase de seu desenvolvimento. Querer ensinar regras de comportamento sem proporcionar a criança situações de interação que levem a uma real tomada de consciência é pura perda de tempo, e o que é pior, pode acabar dificultando aaquisição do pleno desenvolvimento cognitivo e afetivo.
Portanto, a aprendizagem é um processo dependente de aspectos afetivos - emocionais, cognitivos e sociais que acontecem simultaneamente. Quando ocorre um problema num desses aspectos, é como se houvesse um impedimento de realizar um investimento de "energia", por parte da criança, para as aquisições escolares.
Problemas no processo deaprendizagem traz sofrimento para a criança e/ou adolescente, e este, pode ser traduzido por comportamentos de desinteresse, desatenção e irresponsabilidades. Quando isto ocorre não adianta apenas pensar no reforço ou aulas particulares. A identificação das causas que estão gerando essas dificuldades requer uma intervenção especializada.

Aspectos da adolescência

Existem quatro aspectos onde se podenotar as mudanças desta fase da vida:
a) Aspecto Psico-Biológico: no período habitualmente denominado puberdade ocorre um crescimento rápido e facilmente perceptível da estrutura corporal, juntamente com a maturação hormonal e sexual. Este crescimento não é proporcional, provocando diferenças no formato do corpo. Estas mudanças físicas trazem consigo vários efeitos psicológicos, dos quais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aspectos afetivos emocional
  • FUNÇÃO DO ASPECTO AFETIVO NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
  • Projeto "Aspectos Emocionais da Gravidez na Adolescência"
  • O papel do aspecto emocional e afetivo no rendimento escolar do aluno
  • Aspectos Emocionais e Cognitivos em estudantes de ambientes virtuais de aprendizagem
  • O DESENVOLVIMENTO MOTOR NA ADOLESCENCIA E SEUS ASPECTOS
  • A prática do Judô tem influência sobre os aspectos motores, cognitivos e afetivos da criança.
  • aspectos cognitivos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!