adocao de conputadores na escola

Páginas: 25 (6024 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
Adoção de computadores na escola

Resumo:

Este artigo tem por objetivo analisar o uso da informática nas práticas pedagógicas nos Anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública da periferia do DF. A informática trouxe alguns benefícios para o setor educacional, há uma maior interação entre o aluno/professor/computador. Mediante esta realidade, as escolas e também os professoressentiram a necessidade de rever os conceitos e posturas adotadas em sua pratica pedagógica. Os avanços tecnológicos dos últimos tempos trouxeram o computador para nossas vidas, seja no contexto escolar, social ou familiar. O computador traz consigo diversos recursos que atendem diversas áreas e uma delas é a educação. Pesquisadores acreditam que a informática aliada à educação podem facilitar oensino e a aprendizagem, ajudando os alunos a construírem seus conhecimentos, a serem mais criativos e autônomos. Para realização desta pesquisa, utilizou-se uma abordagem qualitativa junto a um grupo delimitado de indivíduos de uma escola classe da periferia do DF. Os resultados alcançados apontaram um conjunto de elementos que são significativos para analisar o uso da informática nas práticaspedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental.

Palavras chaves: Informática, Recursos pedagógicos, computador, aprendizagem.

1.Introdução

Esta pesquisa tem por objetivo analisar o uso da informática nas práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública da periferia do DF. Este trabalho é importante para a inserção da informática educativa nas seriesiniciais do ensino fundamental uma vez que a introdução do computador no ambiente escolar é hoje uma necessidade para o crescimento deuma pedagogia inovadora, assentada na susceptibilidade de educadores propensos a didáticas renovadas.

O mundo caminha a passos largos, diminuindo distâncias entre os seres, fato este que está levandoos mesmos a uma contextualização do futuro acontecendo hoje, surgindoum novo paradigma educacional, que determina a escola como ambiente criado para uma aprendizagem, rica em recursos, possibilitando ao aluno a construção do conhecimento a partir de uma individualização estilística de aprendizagem; tendo na figura do professor, não um mero transmissor do conhecimento, mas um guia, um mediador, como co-parceiro do aluno, buscando e interpretando de forma crítica asinformações, pois este mesmo professor passa a contar com o desenvolvimento tecnológico de informações, levando-o a um novo centro de referência educacional, transformando o saber ensinar em saber aprender, preparando esta nova geração, para uma nova forma de pensar e trabalhar, levando o aprender a uma maior rapidez, renovando o aprendizado. Foi realizado da seguinte forma, por meio de pesquisabibliográfica / campo.

2.O uso das tecnologias educacionais na educação

Antes do computador existir, o homem já desenvolvia máquinas que poupassem seu trabalho e fossem mais rápidas. Na antiguidade o primeiro instrumento de cálculo a ser inventado foi o Ábaco- Mentor 1º invensão de Cálculos, este era formado por fios paralelos e contas, que conforme suas posições representavam a quantidade aser trabalhada. (Levy 1993).

Após o Ábaco vieram muitas outras invenções, muitas máquinas de cálculos que o homem foi construindo junto com sua modernidade. Até chegar ao primeiro computador: o ENIAC, em 1945. Este realizava quinhentas multiplicações por segundo, por meio de suas dezoito mil válvulas. Depois as válvulas foram substituídas por transistores que eram muito mais eficazes, menores emais confiáveis. Hoje, os circuitos integrados possuem uma única pastilha de silício, que por sua vez possuem milhões de transistores, é isso baixa o consumo de energia e as operações são mais velozes e seguras. (Valente,1993).

Desde a década de 70, quando foram inventados os primeiros microcomputadores, as evoluções nesta área foram gigantescas, o tamanho foi diminuindo e suas utilidades,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • conputador
  • Adoção
  • Adoção
  • ADOÇÃO
  • adoção
  • ADOÇÃO
  • Adoção
  • Adoção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!