adocao de conputadores na escola

6024 palavras 25 páginas
Adoção de computadores na escola

Resumo:

Este artigo tem por objetivo analisar o uso da informática nas práticas pedagógicas nos Anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública da periferia do DF. A informática trouxe alguns benefícios para o setor educacional, há uma maior interação entre o aluno/professor/computador. Mediante esta realidade, as escolas e também os professores sentiram a necessidade de rever os conceitos e posturas adotadas em sua pratica pedagógica. Os avanços tecnológicos dos últimos tempos trouxeram o computador para nossas vidas, seja no contexto escolar, social ou familiar. O computador traz consigo diversos recursos que atendem diversas áreas e uma delas é a educação. Pesquisadores acreditam que a informática aliada à educação podem facilitar o ensino e a aprendizagem, ajudando os alunos a construírem seus conhecimentos, a serem mais criativos e autônomos. Para realização desta pesquisa, utilizou-se uma abordagem qualitativa junto a um grupo delimitado de indivíduos de uma escola classe da periferia do DF. Os resultados alcançados apontaram um conjunto de elementos que são significativos para analisar o uso da informática nas práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental.

Palavras chaves: Informática, Recursos pedagógicos, computador, aprendizagem.

1.Introdução

Esta pesquisa tem por objetivo analisar o uso da informática nas práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública da periferia do DF. Este trabalho é importante para a inserção da informática educativa nas series iniciais do ensino fundamental uma vez que a introdução do computador no ambiente escolar é hoje uma necessidade para o crescimento deuma pedagogia inovadora, assentada na susceptibilidade de educadores propensos a didáticas renovadas.

O mundo caminha a passos largos, diminuindo distâncias entre os seres, fato este que está levandoos mesmos a uma contextualização do futuro acontecendo hoje, surgindo

Relacionados