Adoção

Páginas: 7 (1525 palavras) Publicado: 25 de março de 2011
Capítulo 3
Inspiração e revelação

Quando falamos de inspiração, não se trata de inspiração poética, mas de autoridade divina. Inspiração é o processo pelo qual Deus transmite sua mensagem autorizada ao homem.
Paulo escreveu: “Toda a Escritura é inspirada por Deus”, 2Tm 3.16. Em outras palavras, o texto do Antigo Testamento foi “soprado por Deus” (gr. Theopneustos) e, portanto, dotado deautoridade divina para a vida do crente. Quaisquer palavras ensinadas pelo Espírito Santo são palavras divinamente inspiradas (1Co 2.13).
A segunda grande passagem do Novo Testamento a respeito da inspiração da Bíblia está em 2Pe 1.21: “homens falaram de parte de Deus, impelidos [gr. phromenoi] pelo Espírito Santo.” Inspiração é a forma pela qual Deus falou aos homens mediante os profetas. Comparecom 1Pe 1.11.
Embora escrevessem sobre a inspiração das Escrituras, tanto Pedro quanto Paulo não explicam como o agente divino e o humano interagiram. Esse é o trabalho do teólogo, entender como isso aconteceu, uma vez que essa ciência busca a compreensão. Essa busca tem impacto sobre a nossa forma de fazer exegese e teologia.

Definição teológica de inspiração
Na única vez que o Novo Testamentousa a palavra inspiração, ela se aplica aos escritos, não aos escritores. Contudo, visto que o Espírito Santo tomou posse dos homens que produziram os escritos inspirados, podemos, por extensão, referir-nos à inspiração em sentido mais amplo. Esse processo contém três elementos essências:
Causalidade divina. Deus é a fonte principal e a causa primeira da verdade bíblica. O elemento divinoestimulou o elemento humano.
Mediação profética. Deus usou personalidades humanas para comunicar proposições divinas. Os escritores não eram meras penas nas mãos do Autor divino.
Autoridade escrita. A Bíblia é a última palavra me questões doutrinárias e éticas.
Em resumo, a definição adequada de inspiração precisa levar em conta três fatores fundamentais: Deus, o causador original, os homens de Deus,que serviram de instrumentos, e a autoridade escrita, ou Sagradas escrituras, que são o produto final.

Alguns conceitos importantes
Inspiração, revelação e iluminação
Revelação diz respeito à exposição da verdade; iluminação, à devida compreensão dessa verdade; inspiração refere-se a recepção e o registro da verdade. A revelação é o fato da comunicação divina; a inspiração é o meio; ailuminação, o dom de compreender essa iluminação.
Tanto a Bíblia como Ellen G. White usam o termo R-I como intercambiáveis. A revelação é um processo cognitivo, ao passo que a inspiração é um processo lingüístico.

Inspiração dos originais, não das cópias
Só os manuscritos originais, conhecidos como autógrafos, foram inspirados por Deus. Os erros e as mudanças efetuados nas cópias e nas traduçõesnão podem ser atribuídas à inspiração original. Exemplo: compare 2Re 8.26 com 2Cr 22.2; compare 1Rs 4.26 e 2Cr 9.25). O original é autorizado; a cópia errônea não tem autorização.

Inspiração de ensino, mas não de todo o conteúdo da Bíblia
Somente o que a Bíblia ensina foi inspirado por Deus e não apresenta erro; nem tudo que está na Bíblia ficou isento de erro.
Às vezes não está perfeitamenteclaro se a Bíblia registra apenas um mero relato do que alguém disse ou fez, ou se ela está ensinando que devemos proceder de igual forma. Exemplo: o que diziam os amigos de Jó é verdade? E os ensinos de Eclesiastes seriam os pensamentos de Deus ou mero registro de pensamentos vãos? Só o que a Bíblia ensina é que é inspirado, e não todas as palavras relacionadas a todo o seu conteúdo.

A naturezada inspiração
Existem muitas teorias sobre a natureza da inspiração. Nosso objetivo neste estudo é conhecê-las e apurar com a máxima precisão o que a Bíblia ensina sobre a sua própria inspiração.

Ortodoxia: A Bíblia é a Palavra de Deus
Por dezoito séculos de história da igreja, prevaleceu a opinião ortodoxa da inspiração divina. A opinião dominante era a de que a Bíblia é a palavra de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Adoção
  • ADOÇÃO
  • adoção
  • ADOÇÃO
  • Adoção
  • Adoção
  • Adocao
  • Adoção.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!