Adoção no contexto social brasileiro

Páginas: 9 (2062 palavras) Publicado: 10 de março de 2013
Adoção no contexto social brasileiro
Junilda Maria Reinert dos Passos Professor-Tutor Externo : Arlei ÁvilaIucksh Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI Curso SES 0031/4 – Prática do Módulo IV 28/05/2012

RESUMO Adotar é muito mais do que um simples ato de caridade. Significa aceitar um estranho na qualidade de filho, amando-o e criando-o como se fosse seu filho biológico.Antigamente, a finalidade da adoção era conferir filhos aqueles que estavam impossibilitados de tê-los por natureza, hoje, com a formalização do Estatuto da Criança e do Adolescente, o interesse maior a ser resguardado é o da criança e do adolescente. A função da adoção atualmente não é a de dar uma criança a uma família, mas uma família para uma criança, assegurando-lhe: saúde, educação, afeto, enfim,uma vida digna. O estudo da adoção em suas diversas perspectivas, é de extrema relevância, não só nos dias de hoje, mas em toda a história da humanidade. Por esta razão, é de suma importância a conscientização da população em geral, contribuindo como uma prática social estruturante da família. O papel do Assistente Social frente à adoção é de relevante peso, por ser um suporte à família pretendentea adoção de uma criança, orientando-a nos caminhos que devem ser tomados, prestando esclarecimento, avaliando a situação sócio-familiar e afetivas, aproximando-se da vida pessoal dos adotantes, motivando-as quanto a escolha da cor de pele, idade, gênero, principalmente no que se refere à adoção tardia..

Palavras-chave: Adoção. Criança. Adolescente

1 INTRODUÇÃO Esse tema procurará mostrar aimportância que tem a adoção na vida das pessoas, levando um ser humano, nascido numa situação de vida carente, a ter uma dignidade e oportunidade de realizar-se como pessoa. O ato de adoção é uma modalidade artificial de filiação pela qual aceita-se como filho, de forma voluntária e legal, um estranho no seio familiar, pelo vínculo sócio-afetivo e não biológico. Na maioria das vezes, é utilizadocomo meio para pessoas incapazes de terem filhos biológicos poderem desempenhar o papel da maternidade e paternidade, constituindo-se a adoção, além de tudo, um ato de amor e coragem.

O estudo em questão, portanto, torna-se de suma importância, pois mostra e esclarece o papel do Assistente Social como viabilizador no processo de adoção, cujo objetivo maior é a constituição de um lar para oadotado, fortalecendo as instituições familiares, solucionando um grave problema social de crianças sem oportunidades de se desenvolverem com dignidade e valores morais. A intervenção do Assistente Social é oferecer suporte às famílias pretendentes em adotar uma criança, orientando-as sobre os trâmites do processo judicial, no que diz respeito aos requisitos e avaliações, enfim, será um elo deligação entre o adotante e o adotado.

2 EVOLUÇÃO HISTÓRICA

Para se falar em adoção no Brasil, é necessário fazermos uma breve reflexão sobre a história desse processo, pensando em um dos aspectos que o antecede, que é o abandono de crianças e adolescentes; ou seja a ruptura dos laços biológicos. Desde a antiguidade, em praticamente todas as sociedades, o abandono ou exposição das crianças, e mesmo oinfanticídio, eram práticas comuns. Na Idade Média, as crianças constituíam um grupo de segunda categoria , um adulto em miniatura. Não havia um sentimento existencial profundo entre pais e filhos. Com o Cristianismo, entretanto, ocorreram mudanças nos campos sociais mais deficitários. Passa a existir uma maior proteção dos fracos por parte dos cristãos. Até então, não se via com bons olhos terum filho ilegítimo (fora do matrimônio), então havia inúmeros abortos, infanticídios, nascimentos clandestinos e o posterior abandono da criança. Há, nesse contexto a Roda dos Expostos ou dos Enjeitados (mecanismo social hipócrita que tentava solucionar os filhos frutos de infidelidade conjugal que eram administradas pelas Santas Casas de Misericórdia. A Roda dos Enjeitados no Brasil existiu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desigualdade social e o contexto brasileiro
  • As políticas sociais no contexto brasileiro
  • PPolítica Social no contexto Brasileiro
  • Adoção como um contexto histórico-social, psicológico e jurídico.
  • A CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS E PLANEJAMENTO NO CONTEXTO BRASILEIRO
  • A CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS E PLANEJAMENTO NO CONTEXTO BRASILEIRO
  • A Dignidade da Pessoa Humana no contexto social brasileiro
  • Contextos brasileiros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!