Adoção intuitu personae

Páginas: 3 (560 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
ADOÇÃO INTUITU POERSONAE


Tiago Fernando Fontes




Adoção, termoproveniente do latim adoptio, cujo significado, é tomar alguém como filho, ato este no qual o adotante e o adotado constroem uma relação de paternidade e vinculo jurídico de filiação, uma vez quedesvinculado o laço de consanquinidade surge uma nova situação jurídica sendo o parentesco constituído pela lei.
A adoção Intuitu Personae ou Adoção Dirigida é aquela onde os pais biológicos escolhemos adotantes de seu filho, ou seja, eles consentem a adoção para determinada pessoa, ou casal específico.
Essa modalidade de adoção dá-se em decorrência normalmente da impossibilidadefinanceira ou emocional dos genitores para sustentarem os filhos, onde o adotante escolhido pela mãe, oferecendo os devidos cuidados à gestação do nascituro (criança que esta sendo gerada), passa aexercer a guarda de fato da criança, solicitando posteriormente a adoção.
Trata-se então de um ato comum que em sua maioria acontece quando a mulher antes mesmo de dar à luz comunica à pessoaspróximas dela sua ausência de condições para zelar desse filho, e que sua intenção é dá-lo a quem possuir mais condições do que ela. Sendo assim suponhamos que um casal que desperte interesses e desejode adotar uma criança, tendo conhecimento do intuito da mãe que pretende entregar seu filho a quem puder sustentá-lo, vem a dar assistência a essa mulher para que seu parto seja efetivado com sucessode forma saudável, contribuindo então para com todas suas necessidades. Após nascer a criança essa mãe conduz a entrega do bebê ao casal adotante consumando-se a guarda de fato como dita antes porperíodo determinado, sucessivamente ajuizando então uma ação de adoção da qual fixará a vontade expressa da genitora, e solicitarão ao juiz a antecipação do direito para obter a guarda provisória, de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Adoção intuitu personae
  • ADOÇÃO INTUITU PERSONAE
  • Intuitu Personae
  • LIMITAÇÃO DA ADOÇÃO INTUITU PERSONAE E O PRINCÍPIO DO MELHOR INTERESSE DO MENOR
  • Monografia Adoção Intuiti Personae
  • A adoção intuito personae
  • Adoção
  • Adoção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!