Adoção homoafetiva

Páginas: 10 (2469 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2012
1.A História da familia
Devido às frequentes modificações sociais, culturais e até mesmo religiosas, a família nunca permanece estável. Está sempre em continuas transformações seguindo os ritmos que lhe são impostos pela sociedade.
Por conta disso, verificar a sua origem no passado é tarefa difícil, já que não existem documentos que comprovem como era a convivência familiar nos tempos maisdistantes.
Alguns estudiosos como McLennan, Morgan e Bachofen tentaram ao longo do tempo descobrir os mistérios que cercavam as famílias da antiguidade.
Como elas eram, como se formavam, quem as compunha. Mas até hoje poucas conclusões foram tiradas. (Engels, 1986).
No que os três autores concordaram é que, durante o período primitivo, os seres humanos viviam em promiscuidade sexual: váriasmulheres se relacionavam com vários homens e vice - versa. Existia desse modo a presença da poligamia.
Outro fator importante observado era o da predominância do poder maternal. Isso porque como as mulheres se relacionavam com vários homens, era incerta a paternidade dos filhos nascidos dessas relações.
Com a evolução do homem, chegou-se à época da civilização e as famílias deixaram de serpoligâmicas, passando a imperar a monogamia entre os seres humanos.
Alguns estudiosos, no entanto, discordam dessa promiscuidade sexual citada por Friedrich Engels (1986), em sua obra “A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado”. Essa linha de pensamento defende a idéia de que entre os povos primitivos havia relacionamentos mais flexíveis, mas que nunca chegaram à tamanha liberdade sexual.Avançando um pouco mais na história, é possível saber que a família, tal como se conhece atualmente, teve início na civilização romana.
Na antiga Roma, a família era representada pelo conjunto de pessoas ligadas umas às outras por um vínculo de parentesco, isto é, por um ancestral em comum. Desse modo, note-se que essa concepção de família engloba os parentes consangüíneos, os parentes porafinidade, o cônjuge e os agregados.
A família romana era vista como uma unidade jurídica, econômica e religiosa, sendo lideradas pelo pater famílias, que representava a autoridade absoluta no seio familiar, tendo o poder sobre a vida e a morte de sua esposa e descendentes, poder sobre os bens móveis e imóveis que lhes pertenciam, além de figurar como patriarca.
Em conseqüência da ascensão docristianismo em Roma, a família passou a ser centrada no matrimônio, que seria realizado por um ato religioso. Com isso, seguindo os ditames da igreja, a formação da família deveria se pautar pela procriação e pelo casamento indissolúvel. Entre os povos germânicos o poder patriarcal ficou menos manifesto, dando espaço ao pátrio poder, ou poder paternal, no qual o pai era o elemento central da família enão mais o chefe soberano da mesma.
Posteriormente, ao lado do casamento religioso, ato formador de uma família segundo a igreja católica, surgiu o casamento civil através da reforma protestante liderada por Lutero, já que para ele não só a celebração religiosa era capaz de iniciar uma família.
Sobreveio então, a Revolução Industrial, que acabou abolindo o sistema patriarcal, já que mulheres ecrianças começaram a contribuir na economia doméstica, ganhando lugar dentro da família.
Nos meados no século XX, esse instituto de extrema importância que apenas ligava as pessoas pelos laços consangüíneos, deixou de ser tão formalista.
Atualmente a família é constituída das mais diversas formas, seja pelo casamento, pela união estável ou pela relação monoparental, muito freqüente nesse novoséculo.Assim a família passou a ser a base emocional do indivíduo, já que tem como função transmitir educação e cultura aos seus membros, a fim de lhes proporcionar a maturidade necessária para viver em sociedade.
1.1 A Família vinda do Casamento
O casamento é um instituto de difícil conceituação já que a legislação civil atual não se preocupou em estabelecer uma definição precisa a ele. Dessa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Adoção homoafetiva
  • Adoção homoafetiva
  • Adoção homoafetiva
  • Adoção Homoafetiva
  • adoção homoafetiva
  • Adoção homoafetiva
  • adoçao homoafetiva
  • Adoção homoafetiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!