admoravel mundo novo

3309 palavras 14 páginas
1- Porque? O autor afirma que todos os governos do mundo serão totalitários.
Porque ele acredita que em um futuro próximo com as mudanças tecnológicas e o uso da energia nuclear, verificaremos uma economia de produção em massa e uma população predominantemente desprovida de posses. Essa população sempre tentara provocar a confusão econômica e social e para conter isso será necessário governo com o poder centralizado.
Caso á energia nuclear seja empregada nos usos industriais. O resultado, é óbvio, será uma série de mudanças econômicas e sociais de rapidez e totalidade sem precedentes. Todos os padrões existentes da vida humana serão rompidos e novos padrões terão que ser improvisados de conformidade ao fato inumano da força atômica. Procústeo de roupa nova, o cientista nuclear irá preparar a cama em que a humanidade se deve deitar; e se a humanidade não se adaptar -bem, isso será péssimo para a humanidade. Deverá haver alguma tensão, e certa amputação,-a mesma espécie de tensão e de amputações que têm havido desde que a ciência aplicada está a braços com sua tarefa, apenas que desta vez serão mais drásticas do que no passado. Essas operações, que estão longe de serem indolores, serão dirigidas por governos totalitários altamente descentralizados. Isso é inevitável; é provável que imediato se assemelhe ao passado imediato e, no passado imediato, rápidas mudanças tecnológicas, tomando lugar numa economia de produção em massa e entre uma população predominantemente sem propriedades, sempre tenderam a produzir confusão social e econômica. Para poder ocupar-se da confusão, o poder seria centralizado e aumentaria o controle governamental.
Como exemplos de totalitarismo:
Sob o título de totalitarismos, as diferenças ideológicas entre regimes como o nazismo de Adolf Hitler e o fascista de Benito Mussolini, o comunista de Josef Stalin e o de Mao Tse-tung, ficam enevoadas. As diferenças que guardam são muitas e dizem respeito aos seus fins o totalitarismo de esquerda

Relacionados