admnistraçao introduçao

Páginas: 143 (35649 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2013
AS ORGANIZAÇÕES E A NECESSIDADE DE ADMINISTRAÇÃO

As organizações são instituições que compõem a sociedade moderna. Elas podem ser: organizações lucrativas (as empresas) ou organizações não lucrativas (exército, igreja, os serviços públicos, as entidades filantrópicas, etc).

A nossa sociedade moderna e industrializada se caracteriza por ser uma sociedade composta de organizações. O homemmoderno passa a maior parte do tempo dentro de organizações, das quais depende para nascer, viver, aprender, trabalhar, ganhar o seu salário, curar suas doenças, obter todos os produtos e serviços de que necessita etc.

Qualquer organização é composta de: duas ou mais pessoas, que interagem entre si, através de relações recíprocas, para atingir objetivos comuns.

Importância das OrganizaçõesServem à sociedade: as organizações são instituições sociais que refletem alguns valores e necessidades culturalmente aceitos.
Realizam Objetivos: as organizações coordenam os esforços de diferentes indivíduos, nos permitindo alcançar metas que, de outra forma, seriam muito mais difíceis ou até mesmo impossíveis de serem atingidas.
Preservam o conhecimento: as organizações com asuniversidades, museus e corporações são essenciais porque guardam e protegem a maior parte do conhecimento que nossa civilização juntou e registrou.
Proporcionam carreiras: as organizações proporcionam aos seus empregados uma fonte de sobrevivência.


AS EMPRESAS

Cada empresa constitui uma criação particular, pois tem as suas próprias características, seus recursos, seus objetivos, etc.
As empresasnão são autônomas nem auto-suficientes. Elas precisam ser administradas por pessoas qualificadas.
São orientadas para o lucro: Lucro (retorno financeiro que excede o custo).
As empresas assumem riscos: os riscos envolvem tempo, dinheiro, recursos e esforços. As empresas não trabalham em condição de certeza.
As empresas são dirigidas por uma filosofia de negócios: Os administradores tomamdecisões que se relacionam com mercados, custos, preços, concorrência, governos, etc.

“É uma organização que utiliza recursos a fim de atingir determinados objetivos. É uma organização social por ser uma associação de pessoas que trabalham em conjunto para a exploração de algum negócio.”
(Chiavenato, 2000)

Objetivo Principal
A produção de bens ou de serviços a serem oferecidos ao mercado.Classificação: Segundo Chiavenato as empresas classificam-se em:
Quanto a propriedade as empresa são:
Pública: São as empresas de propriedade do Estado. Seu objetivo é prestar serviços públicos fundamentais a coletividade (saneamento básico, segurança pública, energia elétrica, etc) e, por esta razão quase sempre tem a finalidade não lucrativa. São criadas por lei e são de Responsabilidade do Estado.Quase sempre requerem investimentos elevados e apresentam retorno lento, sendo pouco atrativas para a iniciativa particular.

Privada: São as empresas de propriedade particular. Seu objetivo é produzir produtos ou prestar serviços a fim de obter lucro suficiente para remunerar o capital investido pelos investidores particulares.

Quanto ao tipo de produção:
Primárias ou extrativas: São asempresas dedicadas às atividades agropecuárias e extrativas (vegetais e minerais), como as empresas agrícolas, de mineração, de perfuração e extração de petróleo.
Secundárias ou de transformação: São as empresas que produzem bens físicos por meio da transformação de matérias-primas, através do trabalho humano com o auxílio de máquinas, ferramentas e equipamentos. É o caso da indústrias,construção civil e geração de energia.
Terciárias ou prestadoras de serviços: são empresas especializadas em serviços (como o comércio, bancos, financeiras, empresas de comunicações, hospitais, escolas, etc.). Seu objetivo é prestar serviços para a comunidade (empresas estatais) ou para obter lucro (quando são particulares ou privadas).

Quanto ao tamanho:
Empresas Grandes: Requerem uma estrutura...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introduçao da admnistraçao
  • trabalho de introdução a admnistraçaõ
  • admnistração
  • admnistração
  • Admnistracao
  • admnistração
  • Admnistração
  • Admnistração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!