admisntração participativa

514 palavras 3 páginas
ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA
1.HISTÓRICO
A Administração Participativa é uma das ideias mais antigas da administração. Ela nasceu na Grécia com a invenção da democracia. Continua a ser uma ideia moderna que integra as práticas mais avançadas e é considerada um dos novos paradigmas da administração.
2.CONCEITO
Maximiano (2006): “Administração participativa é uma filosofia ou doutrina que valoriza a participação das pessoas no processo de tomar decisões sobre a administração das organizações.”
3. META
Construir uma organização participativa em todas as suas interfaces.

4. MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO
Modelo diretivo: o gestor designa a participação de cada funcionário nas decisões. à Problemas do modelo diretivo:
Ineficiência global do sistema;
Fragilidade da empresa;
Insatisfação e desmotivação dos trabalhadores;
Autoritarismo.
Obs.: As organizações que utilizam o modelo diretivo são denominadas mecanicistas.
Modelo participativo: todas as pessoas expressam suas opiniões de forma livre, onde cada um é responsável por seu desempenho e comportamento.
Obs.: As organizações que seguem o modelo participativo são chamadas de orgânicas.

MODELO DIRETIVO
MODELO PARTICIPATIVO Subordinado sem liberdade para discutir problemas com superiores. Processo de liderança envolve confiança entre superiores e subordinados. Atitudes desfavoráveis em relação à empresa. Motivação tem por base a participação das pessoas. Informação de cima para baixo, distorcida e imprecisa. Informação correndo livremente em todos os sentidos. processo de interação limitado. Processo de interação livre, de modo que as pessoas influenciam os objetivos. Definição de metas feita apenas no topo da organização, sem participação dos níveis inferiores. Definição participativa de metas. Controle centralizado. Controle disperso, baseado no autocontrole. Pessoas não se comprometem com as metas de desempenho. Metas

Relacionados

  • Teoria Administraçao
    7632 palavras | 31 páginas
  • teoria da administração
    7947 palavras | 32 páginas
  • Estágio Supervisionado
    14371 palavras | 58 páginas