Admirável mundo novo ( livro )

Páginas: 7 (1543 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2012
Em 1932, o inglês Aldous Leonard Huxley nascido em 26 de julho de 1894) na Inglaterra. Escreveu anos depois o livro Admirável mundo novo, visto por críticos e outros intelectuais da época, como uma utopia/ficção. Huxley era um homem da classe aristocrática Inglesa, considerado politicamente conservador, que sempre viveu numa ambiência privilegiada e, como todo filho dessaaristocracia, sonhava em fazer medicina. Contudo, por problemas de saúde/ se formou em jornalismo. Huxley ficou quase cego e este foi um dos motivos pelos quais ele abandonou os
estudos no campo médico para se dedicar ao jornalismo.

Na obra o autor descreve uma sociedade do futuro na qual o
Estado tem o domínio total da vida dos indivíduos ponto de ser o grande pai e mãe de todos, nummundo onde são controlados as ações e os sentimentos das pessoas. Um controle da sociedade determinado bio-psico-socialmente. É perceptível que o objetivo do autor era tecer uma crítica aos instrumentos de dominação dos regimes totalitários emergentes naquele momento histórico e ao modelo fordista de produção industrial. Para conseguir tal façanha/ o mesmo imagina um sistema de produção de sereshumanos/ geneticamente modificados em incubadoras especiais/ predestinados a determinadas condições sociais.

Um Mundo em que o Estado eleva sua vocação totalitária ao mais alto nível fazendo com que o indivíduo esteja condenado desde a concepção e habituado a não pensar por conta própria. Um indivíduo sem livre-arbítrio e sem consciência que se revela convenientemente adaptado às suas funçõespré-determinadas e/ com base em tecnologias de condicionamento sente-se assim/ feliz.

O autor como homem de seu tempo foi de certo porta voz de um momento muito peculiar. A década de 1930 principalmente na Europa estava envolta num clima político bastante conflituoso. De um lado viam-se tomando forma as ideologias de governos autoritários como o fascismo e o comunismo responsáveis pelosurgimento de grandes exércitos constituídos de homens iguais/ na forma de vestir e de se colocar todos enfileirados muito bem treinados disciplinados e com a mesma ideia: vencer o estado inimigo. Homens sem pai e mãe, pois o Estado era pai e mãe.

Por outro lado notadamente no campo da ciência que se encontrava em ampla expansão também vinha gradativamente
tomando espaço os grandesavanços científicos da época. A ideia de clonagem humana ou seja a produção científica de milhares de seres iguais uns aos outros era outro tema recorrente/ de certa forma inspirado pelos avanços da genética, bem como pela latente apresentação das fileiras de soldados inteiramente iguais nas manifestações nazistas.

Na sociedade do futuro, idealizada pelo autor, os bebês era.concebidos, gestados e desenvolvidos numa grande incubadora artificial em linha de produção e eram os cientistas do Estado que controlavam todo o processo de criação de pessoas, objetivando à manutenção obcecada pela estabilidade social. Os seres humanos produzidos eram classificados em Alfas, Betas, Gamas, Deltas e Ípsilons, ou seja, em castas definidas com condicionamentos distintos, a intençãode os indivíduos aceitarem e serem felizes em sua determinada posição social.

Nessa nova sociedade, ou seja, nesse Mundo Novo, tudo é controlado, a exemplo da produção dos sujeitos, na qual a quantidade de oxigênio no cérebro determina qual a casta a que pertencerá o embrião, seu sexo, bem como sua estatura, gostos, que tipos e cores de roupas irão usar, qual o trabalho aexecutar, que transporte deverá ser utilizado, quais os esportes a praticar, sua resistência para o frio ou calor, entre outras condições pré-concebidas pela direção do Centro.

O conceito de produção em séries de bens de consumo, baseado nas linhas de montagem, foi incorporado na criação de seres humanos tais como máquinas (em forma e função), herança do modelo fordista.

Segundo as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Livro Admiravel Mundo Novo
  • Resumo do livro Admiravel Mundo Novo
  • resumo do livro admiravel mundo novo
  • Resumo do Livro Admirável Mundo Novo
  • Resenha do livro Admirável Mundo Novo
  • Considerações sobre o livro "Admirável mundo novo"
  • Analise do livro e filme admirável mundo novo
  • Admirável Mundo Novo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!