Adminstração

Páginas: 6 (1355 palavras) Publicado: 31 de julho de 2013
5.2 – DA OBRA “ADMINISTRAÇÃO INDUSTRIAL E GERAL”

A obra de Fayol se divide em duas partes: 1ª) Necessidade e Possibilidade de Ensino Administrativo (parte que se subdivide em três outras: Definição de Administração, Importância relativa das diversas capacidades que constituem o valor do pessoal das empresas e Necessidade e possibilidade de ensino administrativo) e 2ª) Princípios e elementos deAdministração (que se subdivide em duas outras partes: Princípios Gerais de Administração e Elementos de Administração).
5.2.1 - PRIMEIRA PARTE: NECESSIDADE E POSSIBILIDADE DE ENSINO ADMINISTRATIVO.
Para justificar a necessidade e a possibilidade de ensino administrativo, o autor por primeiro define Administração (conceituando-a como o conjunto de operações que pode ser dividido em seis gruposdistintos) e depois mensura as diversas capacidades do valor das empresas.
5.2.1.1 - DEFINIÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO.
Segundo Chiavenato (2000, pg.84), Fayol define o ato de administrar como: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. As funções administrativas seriam estas. O conjunto de operações existentes nas organizações seriam divididos em seis grupos distintos:
a) operações técnicas:produção, fabricação transformação – em virtude da extensa variabilidade das funções técnicas, geralmente à ela (função técnica) é atribuída excessiva importância em detrimento das outras, tão ou mais importantes. Fayol aduz que todas as funções são interdependentes (dependem umas das outras) e não sobreviveriam sozinhas; cita como exemplo que a função técnica nada seria sem as matérias-primas oumercado para os produtos.
b) função comercial: compras, vendas, permutas – na mesma esteira do pensamento anterior, Fayol aduz que a capacidade comercial é tão importante para a empresa quanto a técnica. De nada adiantaria fabricar bons produtos se não se souber vendê-lo.
c) função financeira: procura e gerência de bens e de pessoas – Aduz Fayol que sem uma boa gestão financeira a organizaçãoestá fadada ao fracasso. O capital seria necessário para todas as demais funções (exemplo: sem o capital a função técnica não teria material para a produção). Afirma que muitas empresas faliram por falta dele (do capital).
d) função de segurança: proteção de bens e de pessoas - considera toda e qualquer ação que visa a tutela de bens e pessoas contra quaisquer atos e fatos que possam servir deobstáculo ao progresso da empresa (atos: roubos, greves; fatos: incêndio, inundações).
e) função de contabilidade: inventários, organização, direção, coordenação e controle – Considerando que a “contabilidade é a ciência que possibilita, por meio de suas técnicas, o controle permanente do Patrimônio das empresas”[16], entende-se os motivos que levaram Fayol a situar esta função como um poderoso meiode direção, advertindo, em sua obra, que nas grandes escolas industriais ela não é valorada como deveria.
f) função administrativa: previsão, organização, direção, coordenação e controle – Entendendo que tal função era mal conceituada, Fayol a reconceitua, aduzindo que trata-se de uma função essencial, que se reparte entre a cabeça e os membros do corpo social.
5.2.1.2 - IMPORTÂNCIA RELATIVADAS DIVERSAS CAPACIDADES QUE CONSTITUEM O VALOR DO PESSOAL DAS EMPRESAS.
Fayol afirma que à cada um dos grupos de funções essenciais descritos no capítulo anterior, corresponde uma capacidade especial; quanto mais rudimentar for a empresa, menor serão as capacidades necessárias, quanto mais completa a empresa, mais elevado e desenvolvido serão tais capacidades. São elas:
a) qualidades físicas:saúde, vigor, destreza;
b) qualidades intelectuais: aptidão para compreender e aprender, discernimento, força e agilidade intelectuais;
c) qualidades morais: energia, firmeza, coragem de aceitar responsabilidades, iniciativa, decisão, tato, dignidade;
d) cultura geral: conhecimentos variados que não são exclusivamente do domínio da função exercida;
e) conhecimentos especiais: relativos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Adminstração
  • Adminstraçao
  • Adminstração
  • Adminstração
  • Adminstração
  • Adminstracao
  • Adminstraçao
  • Adminstração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!